Conselho Federal de Medicina Veterinária assina termo de cooperação com Ministério da Educação

Com objetivo de estabelecer oficialmente a possibilidade de subsídio técnico do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para as ações de regulação e supervisão da educação superior, especificamente para as áreas da medicina veterinária e zootecnia, foi assinado ontem (21), um termo de cooperação entre o CFMV e o Ministério da Educação (MEC). O termo tem validade de dois anos e pode ser prorrogado.

O CFMV deverá elaborar um relatório de manifestação técnica para os projetos de autorização, reconhecimento e de renovação de reconhecimento referente aos cursos das profissões mencionadas. O Conselho também acessará eletronicamente o projeto pedagógico do curso e demais informações. De acordo com o termo, a manifestação técnica somará informações para a decisão do MEC em conjunto com a análise documental e relatório elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), durante a visita dos especialistas.

Além disso, o CFMV poderá encaminhar reflexões sobre as disposições nas diretrizes curriculares, bem como sugestões de critérios e requisitos necessários ao aperfeiçoamento dos procedimentos de autorização de cursos das áreas da medicina veterinária e zootecnia. O CFMV também se dispõe a indicar especialistas, a pedido do SESu/MEC, para cooperar em eventuais processos de supervisão de cursos e sanar dúvidas.

A secretária da Educação Superior, Maria Paula Dallari Bucci, afirma que o objetifo do Ministério ao lançar o termo foi garantir a participação dos Conselhos no processo de reconhecimento de cursos. A ação é uma forma de dividir com a sociedade esforços para elevar a qualidade do ensino no País.

“A parceria representa o reconhecimento do governo federal aos esforços do CFMV para garantir a qualidade da formação profissional. Exemplo de ação foi o Exame Nacional de Certificação Profissional, que contou com o apoio da comunidade acadêmica e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária e gerou dados para a avaliação do ensino, que já foram usados pelo próprio MEC”, diz o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

Arruda acredita que o termo de cooperação oficializa uma via de mão-dupla com o Ministério da Educação para garantir a qualidade do ensino no Brasil. Na cerimônia, ele foi representado pelo presidente da Comissão Nacional de Ensino da Medicina Veterinária, Rafael Gianella Mondadori.

Fonte: Suinocultura Industrial (acessado em 22/09/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40