Coordenadora da Unesp considera a Acreditação do CFMV uma valorização do médico-veterinário perante o mercado

A docente ressalta que após conquistar o selo, a busca pelo curso na instituição e também pelos estágios profissionalizantes aumentaram
Texto: Comunicação CFMV (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Adobe Stock

“A valorização da graduação e de todo o corpo docente e discente envolvidos”, assim a coordenadora do curso de graduação de Medicina Veterinária da Unesp, Botucatu, Valéria Brandão, resume a conquista do selo de Acreditação com Excelência do Conselho Nacional de Medicina Veterinária (CFMV), reconhecimento conferido à Faculdade em 2017.

Como médica-veterinária, a coordenadora do curso de Botucatu ressalta a importância do sistema de Acreditação do Conselho para que a profissão seja igualmente valorizada. “Sabemos que existem muitos cursos por aí e é importante que a qualidade deles seja atestada. Isso vai resultar em profissionais mais capacitados no mercado”, acredita Valéria.

Segundo a coordenadora, após o selo de Acreditação, aumentou a busca pelo curso e, consequentemente, a relação de candidato por vaga. “Também percebemos aumento na procura pelos estágios profissionalizantes, inclusive, com o interesse de estudantes internacionais.”

Ela entende que isso acontece, pois a Faculdade investe em muitas atividades práticas. No quarto ano, os alunos passam por rodízio de especialidades, como cirurgia, clínica, reprodução, diagnóstico de imagem, entre outras. Já no quinto e último ano, fazem estágio profissionalizante de nove meses, com atuação muito próxima à realidade do mercado.

Gestão

Além disso, sabendo que os estudantes saem preparados nas disciplinas específicas, mas, muitas vezes, inexperientes com o ambiente de negócios, a universidade de Botucatu tem reforçado o ensino na área de gestão.

“Temos feitos vários cursos de extensão, como empreendedorismo, administração e marketing. A ideia é que o estudante de Medicina Veterinária também tenha um laboratório didático de gestão com a vivência na prática”, garante Valéria.

Acreditação

O objetivo do processo de Acreditação do CFMV é aferir a qualidade dos cursos e tornar transparente a excelência do ensino superior para a sociedade e para as próprias instituições. O selo serve como referência para gestores educacionais, docentes, a sociedade em geral e, sobretudo, para estudantes que buscam cursos com qualidade comprovada.

A candidatura dos cursos é voluntária e não substitui o reconhecimento já realizado pelo Ministério da Educação (MEC). As Instituições de Ensino Superior (IES) interessadas em participar do segundo ciclo de Acreditação já podem se preparar. Previsão é que o edital seja lançado em 31 de julho, durante o Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Educação da Medicina Veterinária, em Brasília.

Com a palavra, uma estudante da Unesp

Formada pela Faculdade de Medicina Veterinária de Botucatu, em 2017, Giovanna Passaroni Marques de Almeida está cursando a residência em Cirurgia de Pequenos Animais e não pensa em parar. Após finalizar a residência, a jovem médica-veterinária pretende ingressar em pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e dar sequência à carreira acadêmica.

Por que escolheu a Medicina Veterinária?

Giovanna: Primeiramente, por amor aos animais, para poder ajudá-los e entendê-los. Mas também para contribuir com a sociedade. Não podemos esquecer da importância dos animais, desde os primórdios da humanidade: alimentação, meio de transporte, trabalho e, é claro, como um companheiro ou ente da família.

O que te motivou a optar pela faculdade de Botucatu?

Giovanna: Pela tradição em ser a melhor instituição para a formação do médico-veterinário. A faculdade apresenta um curso de excelência e diferenciado em teoria, prática e socialização. Dispõe de inúmeras oportunidades de crescimento profissional e inovação, garantindo um profissional habilitado para exercer a profissão.

O que acha que acrescenta na sua formação, o curso da Unesp ter conquistado o selo de Acreditação do CFMV?

Giovanna: Obter o reconhecimento do CFMV como curso de excelência aumenta ainda mais a credibilidade da faculdade e da graduação em nível nacional, o que resulta em maior valorização do profissional e da profissão perante à sociedade.

Na prática, quais indicadores de excelência fizeram a faculdade conquistar o selo?

Giovanna: A Unesp de Botucatu trabalha com responsabilidade para com o profissional, a profissão e a sociedade. Os professores são capacitados, estimulados e comprometidos. Temos uma infraestrutura excelente e equipada com instrumentos, aparelhos e materiais de ponta. Somos estimulados à educação continuada e encorajados a trabalhar com inovação.

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
A foto mostra um rapaz segurando um cão e ao lados deles está outro rapaz segurando uma agulha.
Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira
Gato de vida livre, em uma calçada