Cota de importação de leite da Argentina é mantida

O ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, solicitou a prorrogação do acordo de importação de leite em pó da Argentina por mais 60 dias. A atual cota de 3,3 mil toneladas/mês, mantida em decisão unilateral pelo Ministério do Desenvolvimento Industria e Comércio Exterior (MDIC), expirou nesta quarta feira, 31. A medida foi anunciada pelo ministro da Agricultura durante coletiva de imprensa realizada em Porto Alegre (RS).

“A extensão do prazo é importante para que se possa incluir o Uruguai no acordo”, afirmou o deputado Alceu Moreira (PMDB/RS), que é relator da subcomissão do leite na Câmara dos Deputados. Segundo o parlamentar, jornais uruguaios afirmam que o País não está disposto a negociar cotas de leite e derivados com o Brasil. “Se o Uruguai continuar livre não conseguiremos renovar acordo com a Argentina”, disse Moreira. Segundo ele, Montevidéu tem enviado cerca de 2,6 mil toneladas de leite em pó por mês para o mercado brasileiro.

A renovação do acordo de cotas com a Argentina será discutida em reunião agendada para o dia 15 de setembro em Buenos Aires. Além de representantes do setor privado, membros dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil também participarão do encontro. A Argentina quer aumentar de 3,3 mil para quatro mil toneladas mensais o volume de leite e derivados a serem exportados para o Brasil e exige a inclusão do Uruguai em um acordo de cotas.

“Tenho certeza de que chegaremos a bom termo”, avaliou Ribeiro. “O setor leiteiro tem que manter o seu preço porque isso é importante para a economia do País. Estamos em cima da questão”, completou.

Fonte: Portal DBO (acessado em 01/09/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40