Cresce o abandono de animais nas férias

Muita gente quer viajar nas férias de verão e não sabe o que fazer com os bichos de estimação. Com isso, nesta época do ano, o número de animais domésticos abandonados costuma aumentar consideravelmente. As principais vítimas deste tipo de violência são os cães e gatos, que acabam submetidos a sofrimentos físicos e emocionais.

Nas ruas, cães, gatos e outros animais ficam sujeitos a atropelamentos, frio, fome e vários tipos de maus tratos. “Os bichos não foram feitos para ficar sozinhos. Quando isso acontece, eles ficam tristes e doentes”, diz a vice-presidente da organização não-governamental Pense Bicho, Bárbara Mathieu.

Segundo dado divulgado pela Pense Bicho, são cerca de 13 mil cães abandonados apenas em Curitiba. No Brasil, os animais são protegidos pela Lei 9.605/98, de crimes ambientais, e pelo artigo 25 da Constituição Federal, que diz que compete à coletividade e ao poder público manter o meio ambiente equilibrado e cuidar dos animais. A pena para quem maltrata animais é de três meses a um ano de detenção, podendo aumentar de um sexto a um terço se o bicho morrer.

Ração

Também nos finais de ano, a Sociedade Protetora dos Animais enfrenta dificuldades para conseguir ração, já que muita gente viaja. Diariamente, os animais mantidos pela entidade consomem 300 quilos do alimento. Quem quiser doar pode obter informações no site www.spacuritiba.org.br.

Fonte: Paraná Online (acessado em 17/12/09)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br