Cresce o volume de exportação de carne de aves do Brasil para a China

O mercado de carne de aves com a China aumenta a cada ano, desde o início das exportações em 2009. Passamos de 24 mil toneladas naquele ano para 196 mil, em 2011. Os números mostram que o Brasil responde por 74% do comércio de carne de aves com a China nesse ano. Já os dados referentes ao ano passado ainda não foram divulgados.

O secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/Mapa), Célio Porto, informa que o mercado com a China está em ritmo crescente. “Tudo indica que vamos aumentar o número de exportações para o país”. Ainda segundo Célio Porto, o comércio com a China é interessante porque complementa a demanda do produtor, já que os chineses consomem também as partes da ave, que são pouco apreciadas no Brasil: “os cortes nobres no nosso País são peito, coxa e sobrecoxa. Como eles compram as partes que não estamos acostumados a consumir, é uma complementaridade para o produtor”, explicou.

De acordo com o secretário, o governo tem tratado com as autoridades chinesas a possibilidade de habilitação por equivalência para alguns dos frigoríficos que não foram visitados pela missão Chinesa. “Isso significa que faremos a auditoria e enviaremos documentos à China comprovando que o frigorífico atende aos requisitos chineses. Caso eles aprovem, o estabelecimento será habilitado”, destacou.

Até março do ano passado, 24 estabelecimentos estavam habilitados a exportar carne de aves para a China. Recentemente, o país aprovou mais cinco frigoríficos: em São Paulo, no Mato Grosso do Sul e três em Santa Catarina.

Fonte: Portal do MAPA .

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br