Criação de aves exóticas ajuda a evitar a extinção de aves silvestres

A criação de aves exóticas pode ajudar a coibir o tráfico de aves silvestres e, inclusive, salvar espécies ameaçadas de extinção. A Federação Ornitológica do Brasil (FOB) apoia essa ideia e incentiva não só a permissão, mas a legalização pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo o vice-presidente da FOB, Guido Nardi, enquanto criamos uma ave exótica, acostumada a ficar em gaiolas, deixamos as aves silvestres salvas em seu habitat natural.

“Quando criamos uma ave exótica, estamos deixando nossa ave, como o curió, em seu habitat natural. As aves exóticas já estão aclimatadas, pois nasceram em gaiolas. Cria-se muito mais facilmente uma ave exótica que uma ave silvestre. Quando eu pego uma ave silvestre no mato, eu preciso de quatro, cinco aves para ficar apenas uma, porque as outras morrem pelo caminho ou morrem quando colocadas na gaiola. A ave exótica não, ela já está aclimatada. Se eu criar quatro aves, eu terei quatro filhotes na minha casa.

Fonte: Canal Rural (acessado em 21/12/2011)

Relacionadas

Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40