Criação de búfalos no Brasil é investimento lucrativo e duradouro

O Brasil é o um dos maiores exportadores de carne bovina do mundo e, apesar da fatia representativa, ainda há espaço no mercado da pecuária de corte e leite, que se mostra promissor principalmente na bubalinocultura. Nos últimos 40 anos, o rebanho bubalino no mundo aumentou 91%, um crescimento cinco vezes maior que o bovino.

Relativamente recente, a criação de búfalos no Brasil já não atende à demanda por produtos derivados, constituindo-se uma excelente opção de investimento tanto no setor agrário quanto no comercial, inclusive aos produtores que já possuem rebanhos de outra espécie.

O diretor administrativo-financeiro da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos (ABCB), Cláudio Bruna, afirma que o verão é um ótimo período para se iniciar a criação. “As novilhas de búfalas costumam parir logo no começo do ano. Começar a criação agora possibilita já ter algum retorno com o leite. Além disso, a estacionalidade natural da búfala provoca picos de produção entre março e junho”, complementa.

Como os búfalos se adaptam a todas as regiões brasileiras tanto no regime intensivo como extensivo, a única restrição à criação são áreas em que não há acesso a água ou sombra. Considerando-se o custo de manejo da búfala, cerca de 20% menor do que o de uma vaca, e o valor superior de comercialização de seus produtos, cuja demanda supera a oferta, investir no setor representa uma oportunidade propícia àqueles que buscam um negócio lucrativo e duradouro.

Outra grande vantagem é que os búfalos podem ser criados no mesmo espaço em que vacas e bois. “Eles convivem pacificamente, desde que haja alimento para todos”, explica o diretor da ABCB.

Outro benefício proporcionado pela complementação de rebanhos com búfalas é que sua entressafra é praticamente inversa à da vaca, garantindo ao produtor lactação contínua e retorno financeiro estável.

Para introduzir um rebanho a uma criação, o investidor deve procurar criadores idôneos a fim de garantir a qualidade e procedência dos animais ou obter todo apoio junto a Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos, que dispõe de uma estrutura de suporte àqueles que tiverem interesse em investir no setor, bem como uma rede de contatos de criadores que garantirão a qualidade e procedência dos animais.

Fonte: Agrosoft (acessado em 21/12/10)

Relacionadas

Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40