CRMV-SP adota Pix para recebimento de boletos

Nova modalidade permite redução de custos e agilidade na transação
Texto: Comunicação CRMV-SP/ Foto: Pixabay

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) adotou novo meio para recebimento de taxas e anuidades: o Pix. No dia 26 de setembro, todos os boletos gerados foram configurados para que sejam emitidos com Quik Response Code, ou QR Code, para pagamento via Pix.

A nova modalidade de pagamento trata-se de um método de pagamento e recebimento instantâneo lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central. Amplamente utilizado, o Pix, para quitação de anuidades e taxas do CRMV-SP, tanto por profissionais quanto empresas, dará maior agilidade, conforto e segurança.

Até a instauração da modalidade, no dia 26 de setembro, houve uma negociação com a empresa responsável pelo sistema de informação utilizado pelo Conselho para adquirir a rotina de pagamento. “O banco tinha liberado a funcionalidade de Pix integrado ao boleto para configuração dentro de sistemas informatizados desde o final do ano passado. Com isso, acionamos a empresa para levantar os requisitos necessários e fomos informados de que já tinha uma implementação em andamento, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2023”, relata Richard Almeida, chefe do setor de Tecnologia da Informação (TI) do CRMV-SP e um dos responsáveis por intermediar a implementação.

“Não houve maiores problemas para a implantação do pagamento via Pix. Uma das grandes vantagens da operação é a redução de custos, com uma economia do custo operacional de cerca de R$ 0,50 por transação”, relata Emanoel Coelho, coordenador financeiro do Regional.

A implantação foi aguardada e, desde julho, ocorreram reuniões de alinhamento entre banco e empresa, a fim de aplicar a funcionalidade do pagamento por Pix. “Configuramos o sistema e liberamos efetivamente a funcionalidade em meados de setembro, aplicando, de fato, o novo método de pagamento”, conclui o chefe do setor de TI.

Como pagar o boleto por Pix?

Além do tradicional código de barras, que tem regras próprias de funcionamento e tempo de liquidação, os boletos emitidos pelo CRMV-SP agora são disponibilizados com um QR Code, código de resposta rápida. Lido por equipamentos com câmera, como celulares e tablets, utiliza um sistema de pontos para transmitir as informações necessárias.

Com a imagem disponível no boleto, basta fazer a leitura com o celular, diretamente pelo aplicativo da instituição financeira em que possui conta, e optar pelo pagamento por Pix via leitura de QR Code. Vale ressaltar que, para utilizar a modalidade, é necessário já ter cadastrado uma chave Pix na instituição financeira em que possui conta – o que pode ser feito pelo aplicativo ou pelo internet banking.

Assim como nas operações por código de barras, lembre-se de tomar alguns cuidados na hora de efetuar o pagamento: emita os boletos apenas pela plataforma do CRMV-SP ou observe a fonte de envio, confirme se no campo do nome do beneficiário constam o nome e o número do CNPJ do Conselho, confira o valor, e, antes de finalizar, reconfirme os dados.

Próximos passos

Por enquanto, o prazo para baixa dos valores devidos em sistema continua a ser de um dia útil, como ocorre com os pagamentos por código de barras, entretanto, está em processo de implementação a baixa automática. “O objetivo principal a ser alcançado é a facilidade que o profissional ou a empresa terá quando a implantação estiver totalmente aplicada, em que após o pagamento do débito por Pix, o sistema lerá a informação do banco e retornará que foi quitado. Isso é feito em segundos, sem a necessidade de esperar o retorno da instituição bancária”, declara o chefe de TI.

Além da efetivação de baixa automática no sistema, é estudada a viabilidade para separação da opção de pagamento por Pix e por boleto, de forma a não ser necessária a emissão do documento, reduzindo ainda mais os custos de operação e agilizando o processo de pagamento para profissionais e empresas.

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.