CRMV-SP alerta sobre golpe que usa o nome do Ministério da Saúde

A recomendação é que o profissional fique atento às ligações que receber no celular e, em caso de chamada suspeita, registre boletim de ocorrência
Comunicação CRMV-SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) faz um alerta aos médicos-veterinários que efetuaram cadastro no programa “Brasil Conta Comigo – Profissionais de Saúde”, ação de enfrentamento ao coronavírus do Ministério da Saúde (MS), sobre golpe e riscos de exposição de dados.

O Regional recebeu relato de uma médica-veterinária registrada em São Paulo, narrando que houve contato por telefone, em nome do MS, informando que haveria uma cerimônia de entrega de certificados do curso realizado on-line após o cadastramento.

Na ligação foram ditos corretamente nome completo e os números de CPF e de registro no CRMV-SP, com pedido de confirmação dos dados. Posteriormente, foi enviado SMS com um código, sob a orientação de que a numeração fosse informada para a pessoa que usava o nome do MS, durante a ligação. No entanto, a médica-veterinária observou que se tratava de código para que sua conta de WhatsApp fosse instalada em outro telefone celular.

O CRMV-SP orientou a profissional a registrar um Boletim de Ocorrência junto à polícia. E levou o relato ao conhecimento do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que informou o MS sobre o ocorrido. De acordo com o Ministério, até o momento, não houve contato com médicos-veterinários inscritos na ação estratégica “Brasil Conta Comigo – Profissionais de Saúde”.

O que é real

O Ministério efetua dois tipos de chamadas telefônicas neste momento de pandemia da Covid-19: uma delas, para a população em geral, é uma ligação automática com perguntas sobre possíveis sintomas da doença; a outra, direcionada aos inscritos na ação para profissionais de saúde, é feita aos que efetivamente serão convocados para o enfrentamento da doença.

Essas chamadas são reais, porém, vêm sendo usadas como base para um golpe que, possivelmente, clona o WhatsApp do destinatário da ligação.

Como se proteger?

Para ter certeza de que é o Ministério que está ligando e não se trata de um trote ou golpe, confira se o número que aparece na tela do seu celular é 136 ou 0136. Qualquer outro número usando o nome do Ministério da Saúde é suspeito. E jamais repasse um código recebido por mensagem SMS para o número de WhatsApp de outra pessoa.

Caso receba uma chamada solicitando esse tipo de envio, desligue imediatamente e registre um boletim de ocorrência.

11.08_Não_caia_em_golpes_de_cobrança_TWITTER
Imagem de um mesa e um telefone
Denúncia de fraude tem Imagem com fundo verde mostra a tela de um site com mulher vestida com jaleco branco e um estetoscópio no pescoço segura um cachorro branco com manchas amarelas. Na imagem tem os seguintes dizeres: CRMV-SP Planos de Saúde para veterinários desconto de 30 por cento.
08.09.2020_Nota_de_pesar_Rosano_Elias