CRMV-SP atua para que médicos-veterinários sejam imunizados contra a Covid-19

Regional entra na Justiça para que vacinação seja garantida
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Freepik

A pandemia da Covid-19 tem feito com que a população passe por momentos extremamente difíceis e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) tem recebido com tristeza a informação de colegas contaminados e vidas ceifadas por essa doença terrível.

Depois de todos os esforços já realizados para garantir que todos os profissionais médicos-veterinários continuem seu trabalho com segurança, sendo imunizados dentro do grupo prioritário de profissionais da saúde, ao Conselho não restou outra opção, que não a de judicializar a questão, entrando com ação na Justiça Federal de São Paulo.

É fundamental que, nos planos estadual e municipais de imunização, os médicos-veterinários estejam contemplados, uma vez que prestam relevantes serviços à saúde pública e animal, assim como para a produção de alimentos.

O CRMV-SP tem recebido relatos de colegas excluídos da lista de profissionais de saúde, em alguns municípios do Estado, e barrados no momento da vacinação, apesar de serem reconhecidos pelo Conselho Nacional de Saúde desde a década de 1990 e integrarem desde 2011 as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do Sistema Único de Saúde (SUS).

Assim como também terem sido fomos convocados, em 2020, pelo Ministério da Saúde para o cadastramento e capacitação para o enfrentamento à pandemia, e lembrados no Plano Nacional de vacinação contra a Covid-19.

Diante da situação, o Conselho já havia imediatamente encaminhado ofício ao governador do Estado esclarecendo o papel essencial do médico-veterinário para a saúde pública, além de oficiado prefeitos e secretários municipais de 50 municípios, a fim de garantir o direito dos profissionais.

A autarquia apóia o abaixo-assinado criado Associação Brasileira de Hospitais Veterinários (ABHV), juntamente com a Federação das Entidades Veterinárias Regionais do Estado de São Paulo (Feveresp) e a Academia Brasileira de Medicina Veterinária Intensiva (BVECCS), com o objetivo de pressionar político-administrativamente ainda mais as autoridades para que os médicos-veterinários sejam de fato imunizados dentro do grupo prioritário de profissionais da saúde. 

O Conselho continuará lutando, neste momento acionando a classe política para nos ajudar. 

Durante toda a pandemia, os serviços e atividades dos médicos-veterinários não pararam, garantindo a saúde e o bem-estar animal, assim como o alimento à mesa dos brasileiros e a continuidade das exportações do agronegócio, evitando riscos epidemiológicos, econômicos e de desabastecimento com impacto inimaginável à população e ao País.

Não se trata, de maneira alguma, de ‘furar fila’ ou tirar doses dos idosos e daqueles que estão atuando em contato direto com pacientes acometidos pela Covid-19, mas sim de reconhecer a importância do médico-veterinário, em virtude da sua obrigação sanitária e de bem servir a toda a sociedade.

O CRMV-SP conta com o apoio de todos regionalmente neste movimento e espera, em breve, ter boas novas para a classe médica-veterinária paulista.

Relacionadas

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.
Acesse o Relatório de Gestão de 2023 do CRMV-SP.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40