CRMV-SP conversa com profissionais da área de inspeção sanitária

Assuntos relacionados a licenciamento de estabelecimentos veterinários, fiscalizações e denúncias foram debatidos durante o encontro
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

Na última segunda-feira (29/11), membros da Comissão Técnica de Alimentos e representantes da Diretoria do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) realizaram palestra sobre inspeção de alimentos para médicos-veterinários autônomos e da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) de Bauru e demais regiões do estado.

Realizado em formato digital, o evento contou com o apoio das coordenadorias técnicas médica-veterinária e jurídica do Conselho. Na ocasião, diversas dúvidas referentes a licenciamento de estabelecimentos veterinários, competência de outros profissionais não médicos-veterinários como responsável técnico (RT), denúncias e fiscalizações, foram levantadas e discutidas pelos profissionais presentes.

“É importante falarmos sobre a abrangência das nossas profissões e ter clareza sobre as habilidades técnicas específicas da Medicina Veterinária e da Zootecnia. Estes encontros fortalecem as profissões, e o Conselho estará sempre de portas abertas para ouvir as demandas dos colegas”, disse o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.

Para Marina Cavalcanti, assistente agropecuário IV da CDRS e idealizadora do encontro, a palestra foi uma excelente oportunidade para aproximar as instituições e os profissionais. “O Conselho foi muito receptivo conosco e os participantes puderam tirar suas dúvidas por meio de respaldo técnico. Que este tenha sido o primeiro encontro de muitos outros que virão”.

Responsabilidade técnica

O RT é o profissional que se responsabiliza pelos produtos de origem animal que a empresa fabrica. Por isso, ele é exigido com o objetivo de garantir que o produto oferecido à população tenha qualidade, segurança, sanidade e atenda às exigências técnicas para produção e comercialização.

“O pequeno produtor que esteja intencionando trabalhar nesta área precisa incluir nos seus custos a contratação deste profissional, a fim de garantir a segurança de seus produtos”, disse Leonardo Burlini, coordenador técnico médico-veterinário do Conselho.

Inspeção e a Saúde Única

O presidente da Comissão de Alimentos do CRMV-SP, Ricardo Moreira Calil, falou sobre o papel do médico-veterinário que atua com inspeção na promoção da Saúde Única.

“A preocupação de um médico-veterinário que atua em uma indústria de alimentos é com a saúde, e ele faz uso de seus conhecimentos nas áreas de parasitologia, microbiologia, doenças infecciosas e viroses. Ao entrar em um frigorífico, este é seu foco, diferente de outros profissionais que não tem essa obrigação”, explica.  

Relacionadas

imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.
imagem de uma mulher olhando o computador
Materia

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br