Para encerrar a gestão 2015-2021 reafirmando o compromisso do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) em promover ações que contribuam para a valorização e o aprimoramento dos profissionais, foi assinado ontem (29/07) protocolo de intenções com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) para estímulo ao empreendedorismo.
“O interesse do CRMV-SP e do Sebrae-SP é o de unir, mais uma vez, esforços para a capacitação em gestão. Acredito muito no apoio que poderemos oferecer aos colegas para que tenham domínio sobre a própria carreira e possam desenvolver com propriedade seus negócios”, afirma o presidente do CRMV-SP, Mário Eduardo Pulga.
Com a assinatura do protocolo, a intenção é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios relacionados à Medicina Veterinária e à Zootecnia, bem como o fomento do empreendedorismo para os estudantes de ambas as áreas, em todo o Estado de São Paulo, por meio de ações conjuntas.
“Ao atendermos empresas dos mais diversos ramos, em especial quando se trata de atividades técnicas, notamos que há um déficit relacionado à gestão que já vem da graduação. Os profissionais sonham em abrir o próprio negócio, mas não saem preparados para geri-los. A intenção é que Sebrae e Conselho trabalhem juntos para fomentar esse conhecimento”, ressalta o médico-veterinário e Gerente do Escritório Regional Capital Leste II do Sebrae-SP, Ricardo Borgheresi Calil.
Profissionais empreendedores e negócios saudáveis
Para o gerente do Escritório Regional Osasco do Sebrae-SP, Thiago Alexandre Brandão Farias, que também esteve presente, o novo protocolo assinado é a formalização de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão e assegura sua continuidade para os próximos anos.
“O protocolo traz uma complementaridade entre a técnica do CRMV-SP e o expertise em gestão do Sebrae-SP, o que poderá auxiliar a transformar médicos-veterinários e zootecnistas em exponenciais empreendedor de fato, com rentabilidade e grandes oportunidades”, destaca.
Atividades e consultoria
Com o objetivo de estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento dos pequenos negócios, promover a competitividade e a perenidade das empresas, em breve será divulgado calendário de atividades gratuitas para médicos-veterinários, zootecnistas, empresas do ramo, e estudantes.
Para os profissionais que possuem negócios relacionados à Medicina Veterinária e à Zootecnia, será desenvolvido um conteúdo programático englobando o aprimoramento das práticas de gestão e da capacidade gerencial do negócio, ampliação e inovação, melhorias dos resultados de faturamento, produtividade e redução de custos, negociação, planejamento trabalhista e consultoria exclusiva de gestão e resultados.
Já para os alunos, serão trabalhadas junto às faculdades ações voltadas a compreensão e avaliação de oportunidades, visão e importância sobre empreendedorismo, cuidados de planejamento na gestão nos negócios, marketing e finanças, e formalização.