O segundo dia (19/9 de palestras do XX Curso de Introdução a Docência em Bem-estar Animal trouxe aos participantes a visão da Medicina Veterinária como uma ferramenta que leva não só a saúde para a vida dos animais, mas também o carinho, a segurança e o conforto na medida do possível.
Com a exibição de vídeos e fotos, que documentam o trabalho mundial realizado pela WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), a gerente de Programas Veterinários, Dra. Rosângela Ribeiro, demonstrou o treinamento do médico veterinário para situações de resgate de animais vítimas de desastres naturais, como deslizamentos, desabamentos, inundações, incêndios, entre outras situações. O médico veterinário é peça-chave para salvar a vida desses animais e ajudar na manutenção da saúde pública das cidades afetadas por desastres.
Também foram discutidas as aplicações científicas de animais vivos para pesquisa, ensino e testes, visando trazer às universidades de Medicina Veterinária a importância de avaliar a real necessidade de fazer experimentos e ministrar aulas utilizando animais saudáveis, além de alternativas que podem substituir a presença do animal vivo.
Com a necessidade de trazer melhoria na qualidade de vida dos animais, por meio do trabalho do médico veterinário, a Dra. Rita de Cássia Garcia e o Dr. Nestor Calderón demonstram em suas palestras que os animais quando são tratados com afetividade e possuem o direito de expressar seus comportamentos naturais de espécie, o manejo e tratamento de possíveis doenças e zoonoses é significativamente mais efetivo.