CRMV-SP envia sugestões para regulamentação do comércio de cães e gatos ao governador

Ofícios com principais pontos a serem observados foram encaminhados ao Executivo estadual e ao presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Pexels
Cães filhotes branco, champagne, caramelo e marrom com focinho preto, dormem amontoados e encostados uns aos outros. Parecem ter poucos dias de vida.
Crédito: Pexels / Sergio Souza

Em ocasião da propositura pelo Executivo estadual do Projeto de Lei (PL) nº 1.477/2023, que pretende regulamentar a comercialização de cães e gatos, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) encaminhou, no dia 10 de outubro, ofícios ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e ao governador Tarcísio de Freitas com sugestões para o aprimoramento do texto do PL, de maneira prática e objetiva, visando colaborar na busca da proteção ao bem-estar dos animais.

Os documentos destacam como fundamental que a revenda de animais em estabelecimentos comerciais seja condicionada a uma Anotação de Responsabilidade Técnica de médico-veterinário, profissional que ficará responsável pela implantação de procedimentos sanitários, higiênicos, boas práticas de manejo, assim como de protocolos adequados quanto a instalações e alojamentos. “A regulamentação será essencial para coibir o comércio clandestino e garantir a adequada proteção, saúde e bem-estar aos animais”, pondera o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.

O Conselho recomendou também a criação do “Cadastro Estadual de Cães e Gatos Domésticos do Estado de São Paulo” e que a nova legislação defina o órgão que ficará responsável pela fiscalização dos estabelecimentos de comercialização de animais, podendo ser a própria Coordenadoria de Defesa e Saúde Animal do Estado ou outro que o Executivo estadual entenda ser pertinente, além de penalidades claras para os casos de descumprimento da norma.

“Acreditamos que somente com um sistema único de registro e um órgão destacado para a fiscalização será possível conhecer a realidade do comércio de cães e gatos, assim como planejar estratégias de proteção, saúde e bem-estar animal de maneira eficaz”, afirma o diretor técnico do CRMV-SP, Leonardo Burlini Soares.

Ainda foram sugeridas pelo CRMV-SP a proibição do comércio de animais por plataformas digitais, o atendimento às resoluções do Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, e a condição de que os filhotes tenham no mínimo 60 dias de vida antes de serem vendidos ou doados, de forma que o período de desmame e de início do protocolo vacinal e de controle de endo e ectoparasitos seja respeitado, dentre outras questões.

Nos ofícios, o Conselho, por meio de suas Comissões e equipe técnicas, também se colocou a disposição da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e do governador para contribuir na elaboração de normas envolvendo bem-estar e saúde animal, saúde pública, assim como todo e qualquer tema que possua relação com a Medicina Veterinária e a Zootecnia.

Relacionadas

Firefly_cachorro e gatinho com roupinhas cor de rosa 387837
29.09.2025_Dia do Idoso_Materia
Um cachorro com cara triste, deitado no chão com uma corrente grossa no pescoço.
Três mulheres pousando para foto na frente de um painel roxo escrito Pet Comportamento em letras brancas. Da esquerda para a direita são elas: Deputada estadual Clarice Ganem, a vice-presidente do CRMV-SP Carolina Saraiva de Filippos e a presidente do CRMV-SP, Daniela Pontes Chiebao.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40. 

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br