CRMV-SP Escuta desembarca em Guarulhos

Evento reuniu cerca de 40 profissionais que tiveram a oportunidade de interagir, esclarecendo dúvidas e expondo as principais demandas do município
Texto e foto: Divulgação/CRMV-SP

A segunda parada do CRMV-SP Escuta de 2023 aconteceu na cidade de Guarulhos, em 28 de fevereiro, reunindo cerca de 40 profissionais médicos-veterinários e zootecnistas. O evento contou com a presença do secretário do Meio Ambiente do município, Thiago Surfista, e também de representantes de associações e do sindicato da classe. Entre os temas colocados em discussão estão: formas de remuneração; a ocupação de auxiliar veterinário; publicidade irregular e o atendimento gratuito; exame de proficiência; a qualidade da educação, entre outros.

Na abertura, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Odemilson Donizete Mossero, mostrou satisfação em realizar o encontro, agradeceu a presença do secretário do Meio Ambiente e de todos os profissionais presentes.

“Tenho um carinho especial por Guarulhos e pelos colegas médicos-veterinários daqui. Ganhamos muito com essas visitas pelas diversas cidades do Estado e, hoje, tivemos o prazer de conhecer o belo trabalho feito no Zoológico e pelo Departamento de Proteção Animal (Depan), da Secretaria do Meio Ambiente. Fomos muito bem recebidos pelo prefeito Guti, pelo presidente da Câmara Municipal Ticiano Americano, e pelo secretário de Saúde, Ricardo Rui”, enfatizou Mossero.

Rosemary Viola Bosch, tesoureira do CRMV-SP, se disse encantada com a cidade, com a receptividade e, acima de tudo, com o trabalho desenvolvido pelos profissionais da região. “Na visita ao Zoológico, pudemos constatar o cuidado que os médicos-veterinários, tratadores, e funcionários da cozinha têm para com os animais e seu bem-estar”, afirmou.

Ainda na abertura, a diretora do Depan da Secretaria do Meio Ambiente de Guarulhos e integrante da Comissão Técnica de Políticas Públicas do CRMV-SP, Juliana Kopczynski, agradeceu a visita da comitiva do Conselho, ressaltando que Guarulhos “está comprometida com o bem-estar animal”.

Também estiveram presentes no evento e participaram das discussões, o diretor técnico do CRMV-SP, Leonardo Burlini; o assessor jurídico especial Bruno Fassoni, além do presidente da Comissão Técnica de Políticas Públicas, Raphael Hamaoui.

A maioria dos temas debatidos convergiu na necessidade de um maior engajamento político dos profissionais médicos-veterinários e zootecnistas. O presidente do CRMV-SP ressaltou que para a melhoria da qualidade do ensino, por exemplo, é preciso participação de todos. “A classe precisa se unir para ter força política e mudar esse cenário para, assim, fortalecermos ainda mais a Medicina Veterinária e a Zootecnia. Gostaria de reiterar que o Conselho está aberto às parcerias e sempre pronto para atuar em prol do bem-estar animal, da Saúde Única e dos profissionais médicos-veterinários e zootecnistas”, concluiu Mossero.

Encontros com autoridades locais

Na passagem por Guarulhos, a comitiva do CRMV-SP foi recebida pelo prefeito Guti, que se mostrou satisfeito com a aproximação de um conselho de classe com os governos municipais e considerou a iniciativa uma grande oportunidade de se discutir novas e boas ideias em prol da saúde pública.

Na visita à Secretaria do Meio Ambiente, o chefe de gabinete Lucius do Amaral Vieira recebeu a comitiva do Conselho e a conversa abordou temas relacionados ao castra-móvel, que deve ser levado aos bairros periféricos da cidade e que será usado no resgate de animais vítimas de maus-tratos e abandono, que necessitarem de cuidados médicos.

Já na Câmara Municipal, foram recepcionados pelo presidente Ticiano Americano que abriu as portas da casa para um debate relacionado à proteção, bem-estar dos animais e a importância da Medicina Veterinária na saúde pública, além da necessidade de maior engajamento político da classe.

Em reunião na Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos, o secretário Ricardo Rui recebeu o presidente Odemilson Donizete Mossero e a comitiva do CRMV-SP. Na conversa, entre outros temas, falaram da importância dos profissionais de saúde para a sociedade.

Visita ao Zoológico

A comitiva do Regional, acompanhada pela diretora do Depan e integrante da Comissão Técnica de Políticas do Conselho, Juliana Kopczynski, visitou as instalações do Zoológico guarulhense. Recepcionados pela diretora do Departamento de Conservação da Biodiversidade e responsável pelo Zoo, Fernanda de Castro Magalhães, puderam conhecer o trabalho realizado de manejo e reabilitação de animais, clínica veterinária, sala de cirurgia, biotério, recinto dos leões, entre outros.

06.05_Premios_CFMV_MATERIA
03.05_ENCONTRO DE ZOOTECNISTAS_MATERIA
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira