O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) promoveu mais uma edição do CRMV-SP Escuta, desta vez no município de Botucatu. O encontro ocorreu na noite de ontem (12/05), no auditório da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e contou com a presença de profissionais e estudantes da Unesp-Botucatu e da Faculdade Eduvale, de Avaré.
A comitiva do Conselho, composta pela diretoria executiva, pelo representante regional de Bauru, Mário Ramos de Paula e Silva, por membros de comissões técnicas, e por coordenadores das áreas jurídica, técnica médica-veterinária e gabinete visitaram a unidade regional e homenagearam zootecnistas, antecipando as celebrações do Dia do Zootecnista.
O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, fez questão de dividir a mesa com três zootecnistas representando a classe, a presidente da Comissão Nacional de Educação em Zootecnia, Ana Cláudia Ambiel; o presidente da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino (CTZE) do Regional, Celso Carrer; e o vice-diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/Unesp), Mario Arrigoni.
“É, justamente, essa união entre Medicina Veterinária e Zootecnia, por meio da integração, que nos levará à colaboração efetiva na luta por uma sociedade mais saudável em todos os aspectos. Com união, alcançaremos o reconhecimento da relevância das classes para a Saúde Única, pois estamos preparados para atuar em prol do equilíbrio entre saúde animal, humana e preservação do meio ambiente”, afirmou Mossero.
Encontros como o ocorrido em Botucatu são, segundo o presidente da CTZE/CRMV-SP, fundamentais para que o Conselho seja, na prática, um órgão que represente a união efetiva da Zootecnia e Medicina Veterinária. “Por meio do fortalecimento dessa parceria será possível impulsionar a jornada de crescimento e teremos condições de compreender questões sobre a natureza da formação, realizar um mapeamento de qual o perfil dos profissionais que estamos formando e as demandas do mercado”, destacou Carrer.
Representatividade
O diretor da FMVZ/Unesp, campus Botucatu, Cezinande de Meira, acompanhou o evento do início ao fim, parabenizou o CRMV-SP pelo projeto de proximidade com os profissionais e alunos do interior e caracterizou a iniciativa como um sinal de transformações positivas para o ensino e a representatividade da Medicina Veterinária e Zootecnia.
Mario Arrigoni, vice-diretor da faculdade, lembrou do momento especial que vivenciou no ano passado ao receber um prêmio como melhor zootecnista do ano. “Hoje, nesse encontro que reúne médicos-veterinários e zootecnistas, sinto muito orgulho pela oportunidade de presenciar um momento que considero simbólico. Acredito, que estamos no caminho de uma maturidade que resultará na formação de profissionais inovadores e preparados para atender a demanda de um mercado onde o que determina o sucesso não é a competição, mas sim a competência. Vamos nos unir e aprimorar nossas habilidades porque há espaço para todos nós.”

Participação
Temas como publicidade, responsabilidade técnica e ferramentas de inovação na prática profissional e de educação dominaram os debates, assim como dúvidas e esclarecimentos feitos aos participantes sobre a utilização do canabidiol para atendimento clínico veterinário.
(Odemilson Donizete Mossero, presidente do CRMV-SP)
Presidente do Sindicato dos Servidores da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (Sindefesa-SP), Francisco Pereira Neto, também marcou presença no evento e parabenizou a diretoria do CRMV-SP pela iniciativa de visitar as cidades do interior paulista.
Pereira Neto sugeriu que o Regional incentivasse as faculdades a investirem mais na Defesa Agropecuária em suas grades curriculares. “Somos os profissionais com participação efetiva em toda a cadeia produtiva do agronegócio e fundamentais para garantia da saúde pública por meio das ações sanitárias que viabilizam, não apenas os aspectos econômicos do setor, mas especialmente, a qualidade dos alimentos origem animal.”
CRMV-SP na Mídia
Durante a visita à cidade de Botucatu, o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, e o secretário-geral do Regional, Fernando Gomes Buchala, estiveram no estúdio do programa Estação Notícia, da agência 14 News, em entrevista ao vivo aos repórteres Cristiano Alves e Cleber Novelli.
O presidente do CRMV-SP abordou temas relacionados à evolução da Medicina Veterinária e Zootecnia, à política de classe, às ações desenvolvidas à frente do Conselho, em especial as de incentivo ao associativismo, integração e aproximação, assim como ao CRMV-SP Escuta realizado na cidade.
ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA A PARTIR DO MINUTO 19:24