Em comemoração ao Dia do Médico-Veterinário (9 de setembro), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) promoveu uma série de atividades durante a Semana do Médico-Veterinário 2025. O encerramento da programação ocorreu também em um espaço político de grande relevância: a Câmara Municipal de São Paulo.
No dia 13 de setembro, o evento “I Encontro de Médicos-Veterinários e Zootecnistas”, conduzido pelo vereador e médico-veterinário Murillo Lima, reuniu profissionais da Medicina Veterinária e da Zootecnia, abrindo espaço para um diálogo inédito da Casa Legislativa da capital com as categorias.
“É uma grande satisfação receber meus colegas médicos-veterinários, a Medicina Veterinária é a profissão que também abraço, e amigos zootecnistas, para um dia de diálogo e construção conjunta. Agradeço ao Conselho pela parceria constante e pelo apoio na elaboração de projetos de lei, frutos de um trabalho coletivo que tem trazido contribuições valiosas. Este é o primeiro encontro aberto voltado a esses profissionais na Câmara Municipal, um marco inédito ouvir suas dificuldades, demandas e propostas. Estou muito feliz em darmos este passo juntos”, destacou o vereador Murillo Lima.
Durante o encontro, foram debatidos temas como o papel dos médicos-veterinários e zootecnistas nas políticas públicas, os desafios enfrentados pelas profissões e a importância da atuação integrada para promover uma sociedade mais segura e saudável. A iniciativa destacou-se pelo ambiente de diálogo, reconhecimento e construção coletiva, reafirmando o compromisso do CRMV-SP com o fortalecimento das categorias.
“A presença do CRMV-SP neste espaço é simbólica e necessária. Estar na Câmara Municipal, ouvindo e sendo ouvidos, mostra que médicos-veterinários e zootecnistas têm muito a contribuir com políticas públicas que impactam diretamente a saúde da população, dos animais e do meio ambiente. Este é um passo importante para dar mais visibilidade e voz às nossas profissões”, afirmou a presidente do CRMV-SP, Daniela Pontes Chiebao.
Estiveram presentes também no evento a vice-presidente do CRMV-SP, Carolina Filippos, e o secretário-geral, Rodrigo Soares Mainardi.
Maus-tratos a animais
Presidente da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL), a perita judicial Esther Espejo ministrou a palestra “O papel do médico-veterinário na conscientização e elaboração de provas em casos de maus-tratos a animais” e destacou, ainda, o papel do médico-veterinário na conscientização e na produção de provas em casos de maus-tratos a animais.
“É fundamental capacitar os profissionais para a constatação desses crimes, incluir a disciplina de Medicina Veterinária Legal na graduação e valorizar a prova técnica de natureza médico-veterinária como instrumento para comprovar a materialidade dos delitos”, afirmou Esther. A ABMVL também se colocou à disposição para oferecer suporte técnico-científico com vistas à estruturação de um Instituto Médico Legal Veterinário na cidade de São Paulo, tema defendido e em articulação pelo CRMV-SP.