É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) informa a morte do médico-veterinário Nelson Antunes, na data de ontem 24 de maio. O profissional tinha 91 anos e faleceu em decorrência da falência múltilpla de órgãos.
Médico-veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) em 1955, Nelson Antunes também era administrador de empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas.
O profissional foi conselheiro efetivo do CRMV-SP durante os triênios 1972-1975 e 1978-1981, durante as gestões de Laerte Sílvio Traildi e José Cézar Panetta. Antunes era sócio-diretor e responsável técnico do Instituto Brasileiro de Veterinária Industrial Ltda (IBRAVI) e da Projetos Técnicos em Geral (PROTEGE), assessoria técnica na área animal.
Por 24 anos esteve como presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (1978-2002), obtendo importantes conquistas como a isenção e redução de impostos para medicamentos veterinários e seus insumos, e participando de ações fundamentais para a saúde animal, como o Programa de Erradicação da Febre Aftosa, a legislação no âmbito do Mercosul e a modernização da legislação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o setor.
Antunes foi, ainda, diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), diretor do Departamento de Agronegócios da instituição, membro do Conselho Regional do Serviço Social da Indústria (Sesi-SP), como representante das atividades industriais, vice-presidente do Grupo Saúde Rhodia (1956-1979), sócio-diretor da Virbac do Brasil (1978-1987) e sócio-diretor da Konig Argentina (1979-1983).
Em nome da Medicina Veterinária Paulista, o CRMV-SP lamenta a perda desse grande profissional e manifesta as mais sinceras condolências aos familiares do médico-veterinário Nelson Antunes, exaltando o importante legado deixado para toda a classe.