CRMV-SP lamenta a morte do médico-veterinário Prof. Dr. Vicente Borelli

Profissional foi membro da Comissão de Ética da autarquia, diretor da FMVZ-USP e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Buiatria
Texto: Comunicação CRMV-SP

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) informa a morte, na data de hoje (22/06), do médico-veterinário Vicente Borelli, que integrou a Comissão de Ética da autarquia, de 1979 a 1980. O profissional tinha 83 anos e faleceu em decorrência de um infarto.  

Médico-veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) em 1961, Vicente Borelli também era mestre e doutor em Medicina Veterinária pela mesma instituição, além de livre docente pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Jaboticabal) e pela USP.

O profissional foi membro de Comissões de Especialistas do Conselho Federal de Educação, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), participando da criação de 11 universidades no País, sendo três em São Paulo, três no Rio Grande do Sul, duas no Paraná, e uma no Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, e na Bahia; e contribuindo em sete delas para a implantação de curso de Medicina Veterinária.

Colaborou, também, como professor e consultor para a instalação dos cursos de Medicina Veterinária na Unesp, campus Jaboticabal e em outras 20 instituições de ensino superior, sendo: 17 no estado de São Paulo; duas no Paraná e em Goiás; Rio de Janeiro; Sergipe e Mato Grosso do Sul. Tendo ao longo da vida sido homenageado por faculdades e universidades que atribuíram seu nome a edifícios, hospitais veterinários e laboratórios. 

Borelli foi professor titular e coordenador geral dos cursos de Medicina Veterinária da Universidade Paulista (Unip), de 1981 a 2009, e pesquisador nas áreas relacionadas aos sistemas cardiovascular, digestório e urogenital, tendo recebido Bolsa Produtividade – CNPq, Nível 1A.

Ocupava a cadeira 29 da Academia Paulista de Medicina Veterinária, e era professor senior da FMVZ-USP, exercendo função no Programa de Pós-Graduação de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres, mestrado e doutorado, desde 2012. Atuou, ainda, como secretário da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (1966-1967), diretor da FMVZ-USP (1981-1984) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Buiatria (1980 a 1996).

 Em nome da Medicina Veterinária Paulista, o CRMV-SP lamenta a perda desse grande profissional e manifesta as mais sinceras condolências aos familiares do médico-veterinário Vicente Borelli, exaltando o importante legado deixado para toda a classe.

Relacionadas

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.
Acesse o Relatório de Gestão de 2023 do CRMV-SP.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40