CRMV-SP lamenta falecimento do médico-veterinário Laerte Batista de Oliveira Alves

Profissional dedicou a carreira às pesquisas voltadas à conservação de espécies de peixes ameaçadas de extinção e teve importante papel na piscicultura brasileira
Texto: Comunicação CRMV-SP

É com enorme pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) recebe a notícia do falecimento de Laerte Batista de Oliveira Alves, na madrugada de sexta-feira (28), aos 76 anos.

Natural de Pirassununga, interior de São Paulo, o médico-veterinário dedicou a carreira às pesquisas voltadas à conservação de espécies de peixes ameaçadas de extinção no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental (Cepta/SP), tendo importante papel no desenvolvimento da Piscicultura brasileira.

Trabalhou por 40 anos no Ibama e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em pesquisas associadas ao meio ambiente e à vida dos peixes nos rios do Brasil. Um de seus legados foi transformar o laboratório de biotecnologia do ICMBio em um dos mais importantes da América Latina.

Uma das pesquisas de maior destaque que acompanhou foi a chamada “barriga de aluguel”, em que foi possível a reprodução de algumas espécies no corpo de outras, para proteger as ameaças de extinção.

O CRMV-SP manifesta, em nome da Medicina Veterinária paulista, as mais profundas e sinceras condolências, além do sentimento de gratidão pelas inúmeras contribuições de Laerte Batista de Oliveira Alves.

 

Relacionadas

06.05_Premios_CFMV_MATERIA
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira
01.04.2024_CANAL_Whatsapp_post_1__MATÉRIA

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40