CRMV-SP lamenta falecimento do médico-veterinário Sérgio Coube Bogado

NOTA DE PESAR – O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) manifesta profundo pesar pelo falecimento do médico-veterinário, Dr. Sérgio Coube Bogado, ocorrido no domingo (15/05), em Niterói (RJ), aos 86 anos. O CRMV-SP reconhece e agradece por sua dedicação à Medicina Veterinária.

Bogado foi uma das mais importantes personalidades da Medicina Veterinária no País, tendo sido articulador da aprovação da Lei n° 5.517/68, que regulamenta a profissão de médico-veterinário e cria os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária. A lei é de autoria de seu irmão, o ex-deputado Sadi Coube Bogado.

Nasceu no dia 17 de abril de 1930, em Niterói (RJ) e diplomou-se na Escola Fluminense de Medicina Veterinária, em 1952. Foi designado para chefiar o Posto de Vigilância Sanitária Animal, em Jaguariaíva, no Paraná e, em seguida, nomeado Chefe do Laboratório de Fabricação de Produtos Biológicos, em Castro (PR).

Também foi Coordenador do Setor de Fisiopatologia da Reprodução e Inseminação Artificial no Estado do Paraná. Fez diversos cursos e estágios sobre produção e controle de vacinas contra a raiva, febre aftosa, peste suína, brucelose e produção de soros, em diversos centros do Brasil e do exterior, e também estudos especiais relativos à febre aftosa, no Centro Pan-Americano de Febre Aftosa.

Fez curso no Instituto de Investigações Veterinárias, em Lisboa, sobre cultura de tecidos e observações sobre o diagnóstico da peste suína african, curso sobre formulação e administração de projetos na sede da Organização Pan-Americana de Saúde, em São Paulo (SP), e curso sobre doenças exóticas no Plum Island Institute of Exotic Diseases (USA).

Estagiou no Real Instituto de Rotterdam (Holanda) em matérias referentes à leptospirose, doença de Aujesky e peste suína clássica. Orientou a construção e montagem do Laboratório Pfizer para a produção de vacina contra a Peste Suína.

Participou do 1° Grupo de Trabalho que elaborou o projeto para a construção e montagem do Laboratório Nacional de Referência Animal (LANARA), em Pedro Leopoldo (MG), e coordenou as obras até a sua conclusão.

Foi membro do CNPq como Orientador-Bolsista; professor da Faculdade de Veterinária e chefe do Laboratório de Controle de Alimentos e Rações da Universidade Federal Fluminense; e também consultor da Organização Pan-americana de Saúde e do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Foi admitido na Associação Brasileira de Especialistas em Zoonoses e na Sociedade Latino-Americana de Primatologia. Foi conselheiro suplente Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) de 1969 a 1972; presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro no triênio 1987-1990; e vice-presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária. Recebeu também o Prêmio Paulo Dacorso Filho, concedido pelo CFMV.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40