CRMV-SP lamenta morte de Carlos Eduardo Larsson, um dos grandes nomes da Dermatologia Veterinária do Brasil

Médico-veterinário atuou como conselheiro efetivo entre 2018 e 2024, contribuindo em duas gestões consecutivas no Regional
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) informa o falecimento de Carlos Eduardo Larsson, um dos grandes nomes da Medicina Veterinária do Brasil, em decorrência de um câncer.

Larsson foi uma das maiores referências nacionais e internacionais na Dermatologia Veterinária. Ao longo de que quase 50 anos de dedicação incansável à Medicina Veterinária, se entregou com paixão à missão de desenvolver tratamentos que pudessem não apenas aliviar, mas curar as dores de incontáveis animais que sofriam de enfermidades na pele.

Seu compromisso com a educação e a formação de novos profissionais foi a força motriz que o levou, em 1984, a idealizar e concretizar a criação do Serviço de Dermatologia do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Este trabalho foi o primeiro voltado à especialidade, criado em hospital veterinário escola nas Américas Central e do Sul, e impactou a vida de mais de 115 mil pacientes.

Incansável e de uma destreza e delicadeza refinadas, Larsson não apenas formou gerações de profissionais, mas também os inspirou a seguir seus passos com o mesmo rigor, ética e paixão que o definiam. Hoje, esse legado é honrado por seu filho, Carlos Eduardo Larsson Júnior, que lidera o Serviço de Dermatologia da USP, mantendo viva a chama da excelência que seu pai acendeu.

No Regional São Paulo, Larsson foi uma presença marcante. Sempre ativo em suas atividades, cativava a todos com sua energia e alegria. Seu afastamento da instituição ocorreu apenas quando precisou se dedicar ao cuidado de sua saúde. Entre 2018 e 2024, atuou como conselheiro efetivo, contribuindo em duas gestões consecutivas, além de integrar a Comissão Editorial da autarquia. Em reconhecimento ao seu notável trabalho, em 2017, foi agraciado pelo Prêmio “Max Ferreira Migliano”, uma honraria que celebra os profissionais de destaque na área de Clínica Médica-Veterinária.

Mestre e doutor em Saúde Pública pela USP, pós-doutor pela Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, e especialista em Dermatologia Veterinária desde 2018, Larsson é autor de 117 trabalhos científicos, 47 capítulos de livros produzidos no Brasil e na Argentina, e co-autor de duas edições do “Tratado de Medicina Externa – Dermatologia Veterinária”, obra indispensável para a biblioteca de clínicos, dermatólogos, estudantes, hospitais e faculdades.

Em 2024, recebeu o título de Diplomado Honorário do Colégio Latino-Americano de Dermatologia Veterinária (LACVD) por suas grandes contribuições para a Dermatologia Veterinária no Brasil e na América Latina.

Também participou de entidades de classe, tendo sido um dos fundadores e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária, e ocupado a cadeira nº 9 da Associação Paulista de Medicina Veterinária (Apamvet).

O médico-veterinário deixa sua amada esposa, a profa. Maria Helena Matiko Akao Larsson, dois filhos e dois netos.

Neste momento de profunda dor, o Regional se solidariza com os familiares, amigos e colegas de profissão, e presta homenagem à inestimável contribuição que Carlos Eduardo Larsson deixou para a Medicina Veterinária brasileira. Sua ausência será profundamente sentida, mas seu legado de dedicação e sabedoria permanecerão vivos em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Como ele dizia: forte amplexo (abraço)!

Relacionadas

Mão e caneta aparecem na imagem assinalando um gabarito de prova em papel branco sobre uma mesa de madeira.
11.10.2024_Arte para divulgação_MATÉRIA
14.10.2024_Papel_do_medico-veterinario_na_seguranca_alimentar_e_destaque_em_Caravana_da_Saude_na_Avenida_Paulista

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40