CRMV-SP lamenta o falecimento do médico-veterinário Raul José Silva Girio

Profissional foi conselheiro efetivo do CRMV-SP por duas gestões e atuou também na gestão do CFMV e como prefeito de Jaboticabal
Texto e imagem: Comunicação/CRMV-SP

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) informa o falecimento do médico-veterinário Raul José Silva Girio, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) na manhã de hoje (27/01).  O profissional fez parte de duas gestões do CRMV-SP como conselheiro efetivo no período de 2006 a 2012, deixando o Regional para atuar como conselheiro do Conselho Federal de Medicina Veterinária. 

Graduado pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCAV/Unesp), campus de Jaboticabal, o profissional tinha especialização em Saúde Pública, mestrado e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (USP).  

Professor titular aposentado do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da FCAV/Unesp, Raul José Silva Girio foi diretor da instituição de 2007 a 2011, prefeito de Jaboticabal de 2013 a 2016, e atuava como docente e coordenador do Programa de Pós-Graduação do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar). 

Girio escreveu centenas de artigos e desenvolveu mais de 30 projetos como membro do grupo de pesquisadores da Unesp, da USP e das Universidades do Texas (EUA) e de Toronto (Canadá), foi bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, por 15 anos, e diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Ensino e Pesquisa (Funep), junto à FCAV/Unesp, durante 12 anos. 

Dedicou-se ao estudo da epidemiologia aplicada, doenças infecciosas, metabólicas e nutricionais, além de zoonoses, com destaque à leptospirose, sobre a qual debruçou-se ao longo da carreira, tendo, inclusive, integrado comitê do Ministério da Saúde sobre o tema. 

Entre suas contribuições estão legislações nacionais e internacionais sobre o uso de medicamentos veterinários e o controle de enfermidades infecciosas dos animais de produção e companhia, ensaios para testes de produtos veterinários farmacêuticos e de vacinas, dois livros e nove capítulos de livros publicados, e dezenas de orientações e supervisões de dissertações e teses de mestrado e doutorado, deixando projetos em andamento sobre o uso de canabinóides como terapêutica complementar da dor, e da curcumina com atividade antidiabética.

Em nome da Medicina Veterinária Paulista, o CRMV-SP manifesta as mais sinceras condolências aos amigos, alunos e familiares, além de gratidão pelas importantes contribuições do professor Raul José Silva Girio à Epidemiologia e à Pesquisa. 

Relacionadas

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.
Acesse o Relatório de Gestão de 2023 do CRMV-SP.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40