CRMV-SP lança guia com orientações para vacinação contra brucelose

Material visa redução dos riscos da doença entre profissionais
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Comunicação CRMV-SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) lança o Guia Prático de Procedimentos para Vacinação Contra Brucelose em Bovídeos. O objetivo do material é contribuir para com a prevenção de contaminações durante a imunização de animais e no processo de destinação de resíduos.

“De forma didática, o conteúdo pontua os cuidados que precisam permear a vacinação contra esta grave doença”, ressalta Odemilson Donizete Mossero, vice-presidente do CRMV-SP e presidente da Comissão Técnica de Saúde Animal (CTSA) do Conselho, a qual elaborou o guia juntamente com a Coordenadoria Técnica Médico-veterinária (CTMV) do Regional.

Com 25 páginas, incluindo anexos, o material está disponível para download no site do CRMV-SP. “Colaborar com informações aos profissionais é um compromisso que a comissão tem como prioridade”, diz Mossero, que ressalta que o guia possui, ainda, QR Code para acesso a um vídeo sobre a contenção dos animais.

De acordo com o presidente da CTSA/CRMV-SP, desta forma, os colegas poderão, também, facilitar a conscientização sobre o tema entre os demais profissionais que atuam junto aos rebanhos e produtores rurais.

Casos de brucelose ocupacional preocupam

Presidente da CTSA/CRMV-SP quando os trabalhos para a criação do guia foram iniciados e incentivadora da elaboração do material, a médica-veterinária Margareth Elide Genovez enfatiza que o ponto de partida foi a preocupação com a incidência da doença entre profissionais expostos durante a manipulação das vacinas e de resíduos contaminados.

Segundo Margareth, “as normas de vacinação do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) atendem às exigências sanitárias e comerciais de prevenção aos rebanhos. Porém, em humanos, os acidentes vacinais levam à doença ocupacional – muitas vezes com sintomas graves e tratamentos longos.”

Doença acomete pelo menos 500 mil/ano no mundo

A brucelose humana ainda é subdiagnosticada e subnotificada. Segundo órgãos oficiais, como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estimam-se 500 mil casos humanos por ano no mundo. “A incidência real da brucelose humana não é conhecida, pois, no Sistema Único de Saúde (SUS) não há obrigatoriedade de notificação dos casos”, informa Margareth.

“Muitas pessoas não recebem o diagnóstico, pois o quadro clínico é inespecífico”, afirma Margareth. Ela considera importante que, em caso de exposição à vacina ou aos resíduos, o médico-veterinário sinalize o ocorrido durante a consulta médica.

Risco está relacionado às características da vacina

Margareth explica que o risco se deve ao fato de serem empregadas na imunização dos animais as vacinas B19 e RB51, as quais são patogênicas para os seres humanos. “Mesmo em contato com o meio ambiente, a Brucella é altamente resistente, o que aumenta as chances de contágio”, diz.

A médica-veterinária frisa que as boas práticas de biossegurança e o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual e de Proteção Coletivo (EPI/EPC) são pontos cruciais para a prevenção e estão entre os sinalizados no novo guia do CRMV-SP.

Relacionadas

imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.
imagem de uma mulher olhando o computador
Mulher usando jaleco branco e mascara n95 e óculos de proteção em laboratório.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br