CRMV-SP lança guia para avaliação de maus-tratos a cães e gatos

Material orienta agentes fiscalizadores em casos de denúncias
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Comunicação CRMV-SP

Para colaborar com o atendimento a denúncias de maus-tratos a animais, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio de sua Comissão Técnica de Bem-estar Animal, elaborou o “Guia prático para avaliação inicial de maus-tratos a cães e gatos”.

O documento é direcionado a agentes públicos e profissionais designados para o atendimento de denúncias de maus-tratos a animais e aborda aspectos que envolvem as necessidades e cuidados básicos com cães e gatos, a avaliação do ambiente e do manejo oferecido pelo tutor. O guia traz ainda a classificação do bem-estar animal e conceituações de termos como maus-tratos, negligência, crueldade, entre outros.

De acordo com a médica-veterinária Cristiane Pizzutto, presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do CRMV-SP, a falta de informações técnicas acerca do tema foi o que motivou a criação do guia.

“No Estado de São Paulo nos deparamos com a inexistência de cursos preparatórios e de manuais informativos que auxiliassem o agente público no momento de uma inspeção para avaliação inicial de casos de maus-tratos”, ressalta Cristiane.

Embasamento necessário

O guia funciona como um protocolo básico que possibilita o levantamento inicial da situação, fornecendo o embasamento necessário para o encaminhamento da denúncia aos órgãos competentes e demais ações cabíveis, de acordo com o nível de comprometimento da Saúde Única no ambiente em que o animal esteja inserido.

Ao receber a denúncia o agente poderá preencher um formulário, anexo ao guia, contendo uma série de dados e informações pré-definidas. O material também orienta quanto à abordagem inicial após a denúncia e aos registros de inspeção.

Linha de frente

Para Cristiane a maior dificuldade de se avaliar maus-tratos é tentar relacionar informações que sejam relevantes do ponto de vista da necessidade do animal, suas condições físicas e clínicas, bem como da situação do ambiente no qual ele se encontra. Os médicos-veterinários estão na linha de frente da identificação de maus-tratos. “Somos os primeiros a ter contato com os animais nestas situações”, enfatiza.

Atualmente, muitas denúncias são relacionadas a animais que não estão recebendo alimento e/ou água, atendimento médico-veterinário, abrigo adequado, e porque ficam acorrentados. “É difícil lidar com essas queixas, pois em muitas situações o animal pode estar sofrendo, mesmo que não esteja sendo submetido a abuso direto”, explica a médica-veterinária.

Somos os principais profissionais solicitados a dar laudos e pareceres, por isso, a necessidade de sabermos como identificar

(Cristiane Pizzutto)

A guarda responsável prevê que o tutor deve oferecer condições satisfatórias para atender as  demandas do animal

(Cristiane Pizzutto)

Maus-tratos a animais podem ser indicativos de violência doméstica

O guia deixa claro que o ato de maltratar animais não pode ser tratado como um incidente isolado e que, por isso, os atendimentos a denúncias de maus-tratos precisam ser melhor monitorados pelos órgãos competentes.

No Brasil, estudo realizado a respeito da violência doméstica apontou que 71% dos animais pertencentes a mulheres que haviam sofrido violência doméstica tinham sido submetidos a maus-tratos. Dados da Polícia Militar do Estado de São Paulo demonstram que um terço das pessoas autuadas por crueldade aos animais têm outros registros criminais, sendo que 50% destes registros são de crimes de violência contra pessoas.

Como denunciar maus tratos a animais:

– Disque-denúncia (0800 600 6428) para moradores da Capital e Grande São Paulo;

– O registro também pode ser feito no site da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA)

Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul
Em um cenário de enchente na cidade de Santa Maria, um cachorro pastor alemão é resgatado por dois homens
Equipe formada por profissionais de diversos setores, entre mulheres e homens posam em três fileiras em frente a um carro do Corpo de Bombeiros
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.