O CRMV-SP realiza no dia 18 de novembro, no auditório da Cati-Cetate, em Campinas, o XV Simpósio Regional de Saúde Animal. Seguindo o modelo de evento realizado em outras cidades paulistas, esta edição terá como principal tema a leishmaniose visceral.
Em Campinas, o primeiro caso da doença em cães foi registrado em 2009. Desde então, foram confirmados 15 casos. Até agora, apenas um caso autóctone em cães foi registrado, mas mesmo assim as autoridades estão alertas ao comportamento da doença na cidade.
O objetivo do Simpósio é levar a estudantes, médicos veterinários, zootecnistas e profissionais que atuam no controle da leishmaniose informações técnicas sobre diagnóstico, a situação da doença no Estado, os aspectos éticos e legais e a visão do CRMV-SP sobre o controle da enfermidade.
Entre os palestrantes, estão profissionais da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu, do CRMV-SP, do Instituto Adolfo Lutz e da Secretaria de Estado da Saúde.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail eventos@crmvsp.gov.br. Médicos veterinários e zootecnistas deverão informar, além do nome completo, o número de registro no CRMV-SP.