O CRMV-SP realizou nesta semana sua 391ª Plenária Ordinária. O evento, realizado no dia 23/02 em Cananéia (SP), reuniu a diretoria, conselheiros efetivos e suplentes para discutir assuntos internos do Conselho e ligados à classe. A reunião teve como sede a EQC – Estação Quarentenária de Cananéia, que pertence ao Ministério da Agricultura.
Visita à EQC
Após a plenária, os conselheiros e a diretoria do CRMV-SP foram convidados a conhecer a estrutura da EQC. O local recebe animais estrangeiros que chegam ao Brasil para um período de isolamento. A medida é importante para evitar que doenças exóticas entrem no país.
A estrutura da EQC, que passou por recente readequação, surpreendeu os membros do Conselho. Isolada naturalmente pela geografia da região, a Estação recebeu da Organização Pan-americana de Saúde a classificação de alta segurança do ponto de vista sanitário.
Audiência pública
À tarde, a equipe do CRMV-SP promoveu uma audiência pública com veterinários da região do Vale do Ribeira. O secretário geral do CRMV-SP e coordenador do Projeto de Reestruturação e Adequação da EQC, Dr. Odemilson Donizete Mossero, fez uma palestra sobre a Estação, que contou ainda com a participação do médico veterinário Luís Gustavo Ricardo Sturaro. Ele é membro do Projeto Índia, que está realizando transferência de embriões vindos da Índia em fêmeas bovinas.
O presidente do CRMV-SP, Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, explicou o trabalho de reestruturação do Conselho, que vem sendo desenvolvido por sua gestão desde 2006 e os resultados positivos alcançados na categoria.
Ao final, os veterinários presentes elegeram dois ouvidores, que ficarão responsáveis por levar questionamentos e demandas da região ao CRMV-SP.