O CRMV-SP realizou ontem (18/05) sua 394ª Reunião Plenária Ordinária, em Bragança Paulista (SP).
Durante a reunião, realizada na Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (Fesb), conselheiros e diretores reuniram-se com membros da Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) para discutir tópicos relacionados à pesquisa Radar Pet, realizada pela entidade no ano passado.
Outro assunto abordado na plenária foi o resultado positivo alcançado pelos novos médicos veterinários fiscais durante o trabalho de fiscalização no início do ano. Ao todo, foram visitados cerca de 3,8 mil estabelecimentos no interior do Estado. De janeiro a abril, também foram feitas 369 solicitações de registro de empresas, uma média considerada excelente para o período.
Audiência com o prefeito
No final da tarde, os diretores e conselheiros do CRMV-SP foram recebidos pelo prefeito de Bragança Paulista, João Afonso Sólis. Os membros do Conselho abordaram a importância da contratação de médicos veterinários pelo município e foram informados sobre a recente admissão de dois deles pela prefeitura, além da contratação de mais um, que deve ser feita em breve.
O prefeito discutiu ainda a construção de um Centro de Controle de Zoonoses na cidade e falou da importância de se diferenciar os CCZs de canis. Segundo ele, os CCZs devem cuidar apenas do controle das zoonoses, e não recolher animais das ruas, como vem sendo feito em muitas cidades. A posição foi elogiada pelos membros do CRMV-SP, que possuem o mesmo entendimento sobre essa questão.
Simpósio lota auditório
Hoje (19/05), a diretoria e os conselheiros participaram do VIII Simpósio Regional de Saúde Animal. O evento, promovido pelo CRMV-SP, foi realizado no auditório da Fesb. Mais de cem pessoas, entre profissionais da região e estudantes estiveram presentes e puderam assistir a palestras sobre defesa sanitária animal, brucelose, responsabilidade técnica e leishmaniose visceral canina.