CRMV-SP oficia universidade e Polícia Civil sobre castração irregular feita por estudantes

Autarquia repudia caso lamentável de maus-tratos ao animal e de exercício ilegal da profissão
Texto: Comunicação CRMV-SP

Nesta manhã, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) tomou conhecimento do caso de maus-tratos a um cão, envolvendo estudantes de Medicina Veterinária e de Zootecnia de Presidente Prudente. O Regional oficiou a universidade e a delegada de Polícia Civil da região de forma a solicitar as providências cabíveis em relação aos alunos identificados pelo crime de maus-tratos e por exercício ilegal da profissão.

Fotos e vídeos publicados nas redes sociais mostram a prática de uma castração irregular de um cão, causando nítido sofrimento, além de ser fora do ambiente supervisionado da universidade ou de estabelecimento médico-veterinário, colocando em risco o bem-estar e a saúde animal.  O Conselho repudia veementemente os atos praticados.

Os estudantes não são passíveis de sanção do CRMV-SP, entretanto, foi solicitada às coordenações dos cursos de Medicina Veterinária e de Zootecnia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) a adoção de providências cabíveis em relação aos identificados.

Além disso, foi destacada a necessidade de reforçar a orientação aos demais discentes quanto às questões éticas, ao imprescindível papel da Medicina Veterinária e da Zootecnia sobre o bem-estar dos animais, assim como acerca dos dispositivos legais e normativos relativos a crueldade, abuso e maus-tratos contra animais.

É fundamental que os graduandos, desde o início do curso de graduação, sejam instruídos a entenderem que também devem zelar pelo prestígio das classes médica-veterinária e zootécnica, e pela Saúde Única, apresentando comportamento social e condutas exemplares e compatíveis com as profissões.

Adicionalmente, o Conselho, apesar de não ter ingerência para apuração dos casos e penalização ética, visto que não se tratam de profissionais graduados e registrados, colocou-se a disposição da delegada de Polícia Civil de Presidente Prudente para dar todo o suporte técnico que se faça necessário com relação ao animal e a fundamentação da situação de crime de maus-tratos, reforçando tratar-se também de uma contravenção penal pelo exercício ilegal da profissão.

O CRMV-SP mantém seu compromisso para com a saúde e o bem-estar animal e está tratando o caso com toda a atenção merecida.

Relacionadas

Matéria
Pessoas sentadas na recepção de uma clínica veterinária. A sala tem paredes brancas e piso de madeira bege, nba frente da imagem 2 cães adultos sentados no chão.
Dois leões deitados em um recinto de zoológico
Cão de rua, na cor marrom escuro com um ferimento abaixo dos olhos.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br