CRMV-SP orienta e presta apoio após enchente na cidade de Socorro

Comissão de Resgate Técnico Animal esteve no local e monitora bem-estar dos animais
Texto: Divulgação/CRMV-SP
Homem está de chapéu e galochas de costas para a câmera. Ele segura uma mancheira de água e faz a limpeza da rua, cheia de barro devido às chuvas, junto com um tratos que recolhe entulhos.
Foto: Divulgação/Prefeitura da Estância de Socorro

Assim como no incêndio ocorrido no Parque Estadual do Juquery e no caso dos bovinos resgatados em Cunha, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio de sua Comissão de Resgate Técnico Animal e de Medicina Veterinária de Desastres, mais uma vez preocupado com o bem-estar dos animais, esteve no município de Socorro, para orientar e prestar apoio às equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.

Na noite da última segunda-feira (02/01), uma enxurrada atingiu a cidade, gerando 16 pontos de alagamento e 10 de desmoronamento em diversos bairros. Visando analisar a necessidade de colaboração nas ações, um membro da Comissão se deslocou ao município, realizou um diagnóstico da situação e colocou o CRMV-SP a disposição das autoridades.

“Não foram registrados desaparecidos ou vítimas fatais humanas ou animais. As famílias desalojadas e desabrigadas foram conduzidas ao Ginásio Municipal de Esportes. Segundo informação do coordenador da Defesa Civil Municipal, Lorenço do Prado, cinco animais das famílias desabrigadas foram acomodados em lares temporários e receberam aporte nutricional”, relata o médico-veterinário Claudio Zago Junior, que esteve no local na terça-feira e segue em prontidão.

Até o momento apenas um animal precisou ser resgatado. Um ganso foi retirado da área de risco por um casal da cidade, treinado em resgate técnico. “Pude visitar o animal e ver que ele estava bem de saúde, acomodado em local seguro e bem alimentado”, afirma Zago.

Durante a visita do integrante da Comissão de Resgate Técnico Animal, o coordenador da Defesa Civil, o vice-prefeito e o prefeito do município agradeceram o apoio e disponibilizaram, caso necessário, um veículo específico para atendimento emergencial aos animais, em decorrências das chuvas.

“Coloquei o Conselho a disposição e as autoridades locais de interessaram em receber treinamento sobre os procedimentos para o resgate técnico de animais em situações de desastres. Na oportunidade também estive em contato com o coordenador da Defesa Civil Regional – Campinas, Sidnei Furtado, ao qual reforcei nossa disposição em colaborar para a elaboração de um plano de contingência de forma que as equipes também saibam como agir em relação ao bem-estar animal”, destacou Zago.

A imagem mostra um ganso das cores branca e cinza, resgatado da enchente por populares.
Ganso foi resgatado durante a enchente por populares (Foto: Arquivo Pessoal/Regiane Oliveira)
Cooperação

A Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres, formada também por outros cinco profissionais, permanece de prontidão caso haja a necessidade apoio na região ou em outro município do Estado.

“A nossa Comissão, desde sua criação, realiza a monitoração periódica de todo e qualquer evento emergencial no estado de São Paulo, junto às autoridades estaduais e, quando necessário, municipais, para que, desta forma, possa auxiliar em caso de demanda”, destaca o presidente do grupo, Leonardo Maggio.

Maggio destaca a importância também de um alinhamento prévio entre os órgãos que respondem a este tipo de situação no estado de São Paulo. “Esse é exatamente o trabalho que a Comissão vem desenvolvendo e que pretende concretizar em 2023 com a assinatura de um termo de cooperação entre algumas instituições chave na resposta a esses incidentes.”

Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul
Em um cenário de enchente na cidade de Santa Maria, um cachorro pastor alemão é resgatado por dois homens
Equipe formada por profissionais de diversos setores, entre mulheres e homens posam em três fileiras em frente a um carro do Corpo de Bombeiros
Sobrevoo mostra como a água barrenta tomou as ruas da cidade em meio a casas e prédios.