CRMV-SP orienta sobre novos procedimentos para exames de sorologia da raiva para trânsito internacional de animais de companhia

Profissionais devem enviar amostras para laboratórios habilitados no exterior, já que o único credenciado no Brasil deixou de realizar os testes
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Pixabay

Considerando o fato do Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores da Divisão de Vigilância de Zoonoses do Município de São Paulo ter deixado de realizar o exame de sorologia de raiva para trânsito internacional de animais de companhia, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) buscou esclarecimento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O CRMV-SP questiona como os profissionais médicos-veterinários devem proceder para enviarem as amostras a laboratórios habilitados no exterior, já que esse laboratório era o único do País com credencial válida para realização do exame.

De acordo com o Mapa, é necessário que as amostras para o exame sorológico sejam remetidas para um dos laboratórios credenciados junto à União Européia no exterior.

O Mapa salienta que é necessário contatar primeiramente o Serviço de Saúde Animal do estado onde o animal se encontra, via e-mail. Para o estado de São Paulo o e-mail é ssa-sp@agricultura.gov.br. O interessado deve informar para qual laboratório credenciado pretende enviar a amostra, com a indicação do País onde se localiza.

Certificação sanitária

A necessidade de certificação sanitária para o envio das amostras para fora do Brasil depende das exigências do país onde o laboratório se localiza e o envio do material é de responsabilidade do interessado.

O profissional deve ficar atento aos prazos, pois, ainda que a amostra seja enviada a um laboratório em território europeu, a quarentena de 90 dias entre a coleta do sangue e a assinatura do Certificado Veterinário Internacional deverá ser cumprida quando o cão ou gato estiver em território brasileiro quando da coleta.

Guia para Emissão de Atestado

Destacamos ainda que o CRMV-SP, em parceria com o Mapa, recentemente desenvolveu o Guia para Emissão de Atestado de Saúde (Cães e Gatos), visando orientar os profissionais sobre as exigências dos países e blocos econômicos com os quais o Brasil tem acordo, acerca de viagens internacionais de animais de companhia.

O CRMV-SP continua trabalhando e somando esforços para que o estado de São Paulo volte a contar com um laboratório habilitado a realizar o exame em questão.

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.
Acesse o Relatório de Gestão de 2023 do CRMV-SP.