O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) parabeniza a todos os anestesiologistas, em especial os médicos-veterinários que atuam nesta área, pelo Dia do Anestesiologista, celebrado hoje, dia 16 de outubro.
Nesta data, no ano de 1846, foi documentada a primeira intervenção cirúrgica realizada sob anestesia geral, no anfiteatro cirúrgico do Massachusetts General Hospital, em Boston, pelo cirurgião John Collins Warren. O paciente foi anestesiado com éter pelo dentista William Thomas Green Morton, que utilizou um aparelho inalador por ele idealizado.
Antes, à exceção da China, onde se usava a acupuntura, os recursos utilizados para amenizar a dor no ato cirúrgico consistiam de extratos de plantas com ação sedativa e analgésica, além da hipnose e bebidas alcoólicas.
Na Medicina Veterinária, a Anestesiologia é uma das 10 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Desde 2003, o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária é a entidade habilitada para a concessão de titulo de especialista na área.
O CRMV-SP entende que o médico-veterinário atuante na área é de grande importância para a manutenção da saúde e do bem-estar animal, imprescindível na clínica e no diagnóstico das mais diferentes espécies (de animais de companhia a silvestres), assim como no agronegócio e na experimentação animal.
O termo anestesia, de origem grega, quer dizer “sem sensibilidade”, um estado de total ausência de dor durante uma operação, exame ou curativo. E é graças à supressão da dor que é possível o aprimoramento das técnicas cirúrgicas, de diagnóstico e até de reprodução assistida.
Com uma formação profissional que exige contínua atualização e estudo, o profissional de Anestesiologia Veterinária é cada vez mais requisitado pelo mercado de trabalho da Medicina Veterinária devido ao seu amplo leque de atuação. Parabéns a todos!