No último sábado (24), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) participou do evento de promoção da saúde, o Agita Saúde, no Parque Villa Lobos.
Promovido pela Secretaria Estadual da Saúde e pelos 12 Conselhos Regionais da área da Saúde, a programação do evento contemplou dicas de bem-estar, prática de atividade física, alimentação saudável, exames de bioimpedância (mensuração do percentual de água, músculo e gordura corpórea), avaliação de postura, autoavaliação para prevenção do câncer bucal, oficina de voz e medição do impacto na audição do fone de ouvido.
O CRMV-SP levou uma equipe de médicos veterinários voluntários e membros de suas comissões técnicas, que orientaram os visitantes sobre a guarda responsável de animais de estimação e o importante papel exercido pelo médico veterinário como agente de saúde pública, abordando o conceito de Saúde Única – saúde humana mais saúde animal.
“Participar do Agita Saúde mostrou o quanto é importante que os Conselhos Regionais e a Secretaria Estadual da Saúde estejam cada vez mais alinhados e trabalhando de forma integrada. Além disso, o tema que abordamos, Saúde Única, reforça o nosso posicionamento de que o médico veterinário é um agente de saúde pública, atuante na prevenção de doenças humanas ao tratar das zoonoses”, destaca o vice-presidente do CRMV-SP, Mário Eduardo Pulga.
Participaram, também, como voluntários pelo CRMV-SP os proprietários da Fofão Ambulância Veterinária, a médica veterinária Cynthia Martin Pereira de Mello, e o seu marido e companheiro de trabalho, Luciano de Oliveira Pedroso, que deixaram o automóvel a postos para atender qualquer emergência com os animais que estivessem presentes no evento.
O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip, prestigiaram o evento, visitando os estandes e recebendo dicas de saúde.
Ainda, para espantar o frio e a chuva, a equipe do Agita São Paulo comandou as atividades de palco e fez com que os presentes se movimentassem com práticas corporais de alongamento. Em seguida, o biomédico, Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria, orientou sobre hábitos que visam à proteção da saúde.
“Acredito ter sido gratificante para todos a integração entre as diversas áreas e profissões em benefício do bem comum. Neste evento, apesar do mau tempo, foram fortalecidos os processos de cooperação e solidariedade entre os diversos profissionais, o que nos apontou um futuro promissor para os projetos a serem desenvolvidos em 2014/2015”, afirma a médica e assessora do secretário Estadual da Saúde, Floracy Gomes Ribeiro.
Os Conselhos participantes foram: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Química.