CRMV-SP promove plenária e simpósio em Bragança Paulista

Evento contou com a participação das secretárias municipais de Saúde e Desenvolvimento do Agronegócio

No último dia 20, o CRMV-SP realizou sua reunião plenária mensal e a 26ª edição do Simpósio Regional de Saúde Animal na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo.

A plenária foi iniciada com as importantes presenças do presidente eleito do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, da secretária de Desenvolvimento do Agronegócio, Gislene Aparecida Bueno, e da secretária de Saúde do município, Marina de Oliveira. Nossa diretoria e conselheiros defenderam o conceito de saúde única e a inserção de médicos-veterinários nas equipes do Núcleo de Atenção da Saúde da Família (Nasf).

Marina de Oliveira comentou que o município quer evoluir trabalhando na prevenção das doenças e não apenas no tratamento. “Hoje temos três médicos-veterinários trabalhando na vigilância sanitária municipal que tentam fazer o melhor. Viemos de uma visão de saúde pública que excluía o médico-veterinário, mas sabemos que esse profissional ao cuidar dos animais está também cuidado dos seres humanos e do meio ambiente. Queremos ampliar o número de profissionais em nosso município e estamos abertos para ouvir o CRMV-SP.”

Segundo a secretária de Desenvolvimento do Agronegócio, Gislene Aparecida Bueno, a administração local quer estreitar a parceria com o CRMV-SP. “Queremos, cada vez mais, fundamentar nossos projetos de maneira técnica e profissional. Os profissionais médicos-veterinários são de extrema importância para uma cidade como Bragança Paulista, forte no setor agropecuário, em especial na suinocultura, e que busca alcançar um selo de excelência em sua produção já tradicional de lingüiças.”

Simpósio

Aberto pelo nosso presidente, Dr. Mário Eduardo Pulga, o simpósio contou com as palestras “Diagnóstico do Mormo na Equideocultura Brasileira”, ministrada pela Dra. Marise Andri Piotto, do IBVET, e “Brucelose Humana reemerge como preocupante doença ocupacional”, com a Dra. Margareth Genovez, presidente da Comissão Técnica de Saúde Animal do CRMV-SP e pesquisadora do Instituto Biológico de SP.

O evento contou com a presença do presidente da Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista (Fesb), Adilson Octaviano, e da coordenadora do curso de Medicina Veterinária da instituição, professora Dra. Ana Rita Moraes Nardi, aos quais o CRMV-SP agradece o apoio e a disponibilização do espaço para o evento.

Também esteve presente o presidente eleito do CFMV, Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, a secretária de Agronegócio, Gislene Aparecida Bueno, além do chefe da Vigilância Sanitária Municipal, representando a secretária de Saúde, Rodrigo Bueno.

Assessoria de Comunicação do CRMV-SP

09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik