CRMV-SP promove reunião de Entidades de Classe na Petsa 2017

Durante o encontro, os participantes puderam tirar dúvidas e se atualizar sobre as ações desenvolvidas pelo Conselho em prol da classe médico-veterinária

Na última quinta-feira (17/08), o CRMV-SP promoveu reunião de Entidades de Classe da Medicina Veterinária durante as atividades da Petsa South America 2017, no São Paulo Expo. O encontrou contou com a participação de representantes de diversas instituições do Estado de São Paulo, e da diretoria e das Comissões Técnicas do Conselho.

Na ocasião, o presidente do CRMV-SP, Dr. Mário Eduardo Pulga, falou sobre as ações desenvolvidas em prol da atualização profissional e do relacionamento com profissionais e sociedade. “Temos trabalhado arduamente para facilitar o exercício profissional do médico-veterinário e fortalecer convivências. Por meio de palestras, workshops e eventos, cumprimos nosso papel de promover o aperfeiçoamento contínuo e de valorizar a profissão. Durante os dois últimos anos, duplicamos o número de fiscalizações e de visitas técnicas, e lançamos aplicativo de legislação que possibilita a pesquisa e compartilhamento de leis e resoluções pelas redes sociais”, disse Pulga.

A preocupação do Conselho em tornar o processo eleitoral mais dinâmico e moderno por meio do voto eletrônico também foi tema de pauta. “A possibilidade de votação eletrônica era uma mudança almejada pelos profissionais. Seremos o primeiro regional a possibilitar que médicos-veterinários votem online, de forma segura, nas eleições de 2018”, comemorou.

Durante o evento, algumas dúvidas dos participantes foram sanadas, como a impossibilidade de uma tabela obrigatória de preços para serviços médicos-veterinários e as mudanças do novo Código de Ética, que entra em vigor em setembro, e expõe, de forma mais clara, sobre a proibição do profissional veicular preços, formas de pagamentos, promoções ou gratuidades em veículos de comunicação.

O presidente também acenou o esforço do CRMV-SP à frente da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que firmou recentemente a não obrigatoriedade de responsáveis técnicos (RTs) em estabelecimentos que comercializam animais vivos e medicamentos veterinários.

“Estamos atuando para reverter essa e outras decisões a respeito do tema. Acreditamos que sem a presença desse profissional na venda de animais e de medicamentos, não há como assegurar que as instalações ofereçam conforto, segurança e sanidade aos animais, nem certificar o uso correto e seguro de produtos que podem afetar a saúde não somente de animais, mas também de toda a população”, enfatizou o assessor jurídico do Conselho, Fausto Faleiros.

O CEO da Nuernbergmesse Brasil, organizadora da Pet South America, João Paulo Picollo, falou sobre o crescimento da parceria com o CRMV-SP, que este ano será coroada com a realização da I Semana do Médico-Veterinário. O evento ocorrerá de 11 a 15 de setembro, nas cidades de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas, Santos e São Paulo, e promoverá diversas palestras técnicas e de gestão de forma gratuita. “Estamos muito felizes em participar deste momento especial do CRMV-SP. Será uma excelente oportunidade para atualização profissional e convivência entre a classe”, falou.

Na ocasião, também foi divulgada a nova campanha do CRMV-SP, intitulada “Saúde É Uma Só”, que visa enaltecer a importância da Medicina Veterinária na relação indissociável entre saúde animal, ambiental e humana. “Infelizmente, a maior parte da população não associa a nossa profissão à saúde pública. Queremos mostrar as pessoas que não zelamos apenas pela saúde dos animais, mas de toda uma sociedade”, enfatizou o vice-presidente do CRMV-SP, Dr. Odemilson Donizete Mossero.

09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik
CNP PUBLICIDADE