CRMV-SP realiza ação educativa no Mercadão de São Paulo

Analisar as condições de conservação e higiene dos alimentos que estão à venda são posturas que todo consumidor deve ter no momento de fazer as suas compras. Essas foram algumas das recomendações feitas nesta sexta-feira (25), pelo presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Mário Eduardo Pulga, a tesoureira Margareth Elide Genovez e os membros da Comissão Técnica de Alimentos (CTA), presidida por Ricardo Moreira Calil, durante ação educativa no Mercado Municipal de São Paulo.

A iniciativa faz parte das atividades da Campanha “No Dia-a-dia Você também é Fiscal”, lançada no último dia 24, que tem como objetivo informar e orientar a população sobre a importância do papel do médico-veterinário na saúde pública e sua responsabilidade, por meio da inspeção de alimentos, para garantir alimentos seguros e saudáveis para o consumo humano. “A população precisa compreender que o leite que consumimos diariamente, por exemplo, não nasce na caixinha. Para que ele chegue aos supermercados, há um médico-veterinário que trabalhou de forma adequada na produção e na inspeção desse produto”, disse Pulga.

Além da abordagem voltada aos consumidores, os comerciantes do maior mercado municipal do país também puderam sanar dúvidas quanto a higienização, perigos nos alimentos, formas de refrigeração, conservação e armazenamento de alimentos de origem animal. “Os selos de inspeção Federal (SIF), estadual (SISP) e municipal (SIM) são os atestados de garantia de qualidade destes alimentos. Por isso, o consumidor deve ficar atento e exigir a procedência dos produtos”, alertou Calil.

A corretora de móveis Maria José Fagundes, 45 anos, aproveitou o dia de folga para fazer compras e garantir o almoço familiar do final de semana. Atenta às dicas do CRMV-SP, garantiu os pescados com segurança. “Frequento o Mercadão há quase dez anos e nunca tinha visto uma ação como essa. As informações são muito úteis e a maioria das pessoas nunca parou para refletir sobre a qualidade dos alimentos de origem animal que consomem. Acham que uma carne vermelha, aparentemente bonita, está apta para ser consumida. Essa visão limitada pode nos enganar”, enfatizou.

Embalagens de entalados que estejam amassadas, estufadas, furadas, enferrujadas ou com vazamentos devem ser recusadas no ato da compra. “A contaminação por microorganismos, como bactérias, fungos e vírus, é a maior causa de doenças provocadas por alimentos”, disse Calil, acrescentando que o consumidor deve sempre ficar atento a data de validade dos produtos.

Dentre as ações da Campanha também está a divulgação de vídeos com dicas para que os consumidores aprendam a identificar alimentos inspecionados por médicos-veterinários. As peças poderão ser vistas pelos usuários de transporte coletivo das linhas Azul, Verde e Vermelha do Metrô, das linhas de ônibus do município que possuem mídia televisiva digital e nos terminais rodoviários administrados pela Socicam, até o dia 30 de novembro.

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed