CRMV-SP realiza cerimônia em comemoração aos 50 anos do Sistema CFMV/CRMVs

Durante o evento, os participantes acompanharam palestra sobre o cinquentário da Lei Federal nº 5.517/68 e a fundação das primeiras escolas de Medicina Veterinária no Brasil e no mundo
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Comunicação CRMV-SP

Em 2018, a Lei Federal nº 5.517/68 completou 50 anos regulamentando o exercício profissional da Medicina Veterinária no País e instituindo o Sistema CFMV/CRMVs, responsável, hoje, por fiscalizar médicos-veterinários e zootecnistas. Em comemoração, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CRMV-SP) realizou cerimônia especial, em outubro, em sua sede provisória, na capital.

Na ocasião, os participantes acompanharam a palestra “Cinquentenário da Lei 5.517/68 e sua História”, proferida pelo médico-veterinário, historiador e membro da Associação Brasileira de Medicina Veterinária, da Associação Mundial de História da Medicina Veterinária e da Associação Inglesa de História da Veterinária, Percy Infante Hatschbach

O historiador, que também é membro da Associação Brasileira de Medicina Veterinária, da Associação Mundial de História da Medicina Veterinária e da Associação Inglesa de História da Veterinária, abordou, entre outros temas, a fundação das primeiras escolas de Medicina Veterinária no País e no mundo.

“Fiquei lisonjeado com o convite do CRMV-SP para falar sobre os caminhos da nossa profissão em um dia tão importante para a categoria. A Medicina Veterinária tem um futuro promissor e ver jovens profissionais interessados em participar deste tipo de encontro é gratificante, afinal, são eles que contribuirão para o progresso das profissões e da economia brasileira durante os próximos anos”, enfatiza Hatschbach.

Aproximação

Na mesma noite, os presidentes do CFMV e do CRMV-SP receberam do vereador e médico-veterinário Rodrigo Goulart voto de júbilo e congratulações ao Sistema pelo cinquentenário da lei aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo.

“Queremos saudar o importante papel realizado pelo CRMV-SP na fiscalização do exercício profissional em prol da saúde pública, animal e ambiental. E promover cada vez mais a aproximação entre o Legislativo e os conselhos de classe. Somente desta forma é possível compartilhar experiências e debater demandas políticas no âmbito da Medicina Veterinária”, ressaltou o vereador.

Protagonismo

Ao longo das últimas cinco décadas, a Medicina Veterinária e a Zootecnia se tornaram decisivas para a economia brasileira. Atualmente, o Sistema CFMV/CRMV’s tem 161 mil médicos-veterinários e 15.724 zootecnistas registrados. Ao todo, são 176.724 profissionais inscritos e atuando pelo crescimento econômico do País.

Juntos, eles fortalecem o Agronegócio, mercado que já é responsável por um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 50 anos, o Brasil saiu da condição de importador para exportador de alimentos graças aos esforços dos profissionais e aos avanços nas questões sanitárias.

Atuação fundamental

“Esses profissionais estão presentes em toda a cadeia de produção animal e são eles que atestam e garantem a qualidade sanitária dos produtos de origem animal consumidos pela sociedade. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o setor de exportação de animais vivos atingiu aproximadamente U$ 276 milhões, em 2017”, ressalta Francisco Cavalcanti Almeida, presidente do CFMV.

O presidente do CRMV-SP, Mario Eduardo Pulga, destacou um marco na história da pecuária brasileira, em especial da Medicina Veterinária: o reconhecimento do Brasil como país livre da febre aftosa com vacinação pela OIE. “Graças aos esforços de nossos profissionais, o Brasil ficou livre desta importante doença e das pestes bovina e suína africana nos rebanhos de quase a totalidade de seu território”, enfatiza Pulga.

Campanha

Na próxima semana, os perfis do Conselho nas redes sociais terão posts comemorativos, incluindo vídeos produzidos pelo CFMV abordando diferentes áreas da Medicina Veterinária. Outra ação se dará por meio de monitores digitais dos vagões do Metrô de São Paulo e terminais rodoviários do Estado, nos quais serão veiculadas peças sobre o jubileu do Sistema.

O CRMV-SP veiculará, ainda, anúncios nos jornais Folha de S. Paulo e Agora, tanto nas versões impressas quanto nos portais de notícia na internet. E em dezembro, será a vez da inserção de anúncios nas revistas Viva Saúde, DBO e Cães e Gatos VET FOOD. Assim como nos jornais, a divulgação acontecerá nas versões impressas e digitais.

Participaram da cerimônia diversos profissionais e autoridades, entre eles:

– Francisco Cavalcanti de Almeida,  presidente do CFMV;

– Fabio Paarmann, representando a chefia do Serviço de Sanidade Animal e Superintendência Federal de Agricultura do Estado de São Paulo;

– Fernando Buchala, representando a Coordenadoria de Defesa Agropecuária e secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo;

– Eduardo Harry Birgel, presidente da Academia Paulista de Medicina Veterinária (Apamvet);

– Jorge Antonio Chehade, o presidente do Sindicato dos Médicos-veterinários do Estado de São Paulo (Sindimvet);

– Vereador Rodrigo Goulart, então, presidente da Câmara Municipal de São Paulo.

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira
24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA