CRMV-SP recebe homenagem em evento comemorativo aos 100 anos da FMVZ-USP

Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária foi um dos homenageados
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Divulgação / FMVZ-USP

No último dia 27, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) realizou cerimônia em comemoração aos seus 100 anos. O médico-veterinário Mário Eduardo Pulga, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), participou da solenidade e recebeu homenagem em nome do órgão, que foi um dos patrocinadores das festividades.

“Participar deste momento histórico, ao lado de profissionais que admiro e que foram meus professores, e ainda ser homenageado, foi motivo de orgulho”, enfatizou Pulga, que se graduou na FMVZ-USP em 1979, na 41ª turma.

Entre os agraciados com homenagens estavam o reitor Vahan Agopyan; o vice-reitor, Antonio Carlos Hernandes; o ex-reitor Jacques Marcovitch; e o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida.

Como parte das comemorações dos 100 anos, será inaugurado um centro didático, no dia 17/04. São cinco salas de aula, com projetores multimídia, telas para projeção simultânea da aula, ar-condicionado individual, cadeiras para destros, canhotos e obesos.

Selo postal e livro celebram o centenário

Parte da programação do evento foi reservada para o lançamento do selo postal e do carimbo comemorativo alusivo ao centenário, conduzido pelo gerente de Região de Atendimento da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Diego Galvão Manriquez. “Tive a honra de obliterar o selo postal e o carimbo comemorativo”, enfatizou o presidente do CRMV-SP.

O cronograma abriu espaço ainda para outro importante lançamento: do livro “Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – 100 anos de História (1919-2019)”.

Uma história para se orgulhar

Diretor da FMVZ-USP, o Prof. Dr. José Antonio Visintin falou sobre a história da Medicina Veterinária no Brasil e o surgimento do curso do Instituto de Veterinária, ligado ao Instituto Butantan, em 18 de dezembro de 1919.

“A FMVZ tem o DNA de uma profissão extremamente social, comprometida com o bem-estar animal, a proteção das matas e dos mananciais e com a produção de alimentos, especialmente para os mais necessitados. Devemos estar prontos para desenvolver pesquisas e formar recursos humanos conscientes para desempenhar uma Medicina Veterinária de alta precisão, capaz de compensar a redução das áreas de produção”, afirmou Visintin.

Pela saúde e desenvolvimento do País

O reitor Vahan Agopyan ressaltou a importância que as escolas laicas, criadas no final do século 19 e início do século 20 – entre elas o Instituto de Veterinária, que seria o embrião da Escola de Medicina Veterinária –, tiveram para o desenvolvimento do Estado de São Paulo.

“Investimos bem. Nesses 100 anos, a FMVZ transformou e modelou toda uma área de desenvolvimento econômico do nosso País e continua a cumprir sua missão. Na USP e em todas suas 42 unidades estão imbuídas no objetivo de oferecer à sociedade paulista e ao Brasil as melhores condições de ensino e pesquisa possíveis. Comemorar esse centenário é muito importante, precisamos contar essa história vitoriosa para que as futuras gerações saibam como se forja uma nação”, afirmou Agopyan.

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
A foto mostra um rapaz segurando um cão e ao lados deles está outro rapaz segurando uma agulha.
Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira