CRMV-SP recebe visita da coordenadora estadual de Defesa e Saúde Animal

Encontro aconteceu na sede do Conselho e abordou os programas Meu Pet e Meu Pet Container
Texto e foto: Comunicação/CRMV-SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) recebeu, na última segunda-feira (10/01), a coordenadora estadual de Defesa e Saúde Animal, Rebecca Politti, e a diretora de Planejamento e Relações Institucionais, Karen Camargo. Na pauta da reunião, os programas estaduais Meu Pet – que visa a construção de 10 hospitais veterinários públicos no Estado – e Meu Pet Container, que prevê a instalação de consultórios em containers.

Participaram do encontro o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero; o vice-presidente, Fábio Manhoso; a tesoureira, Rosemary Viola Bosch; o coordenador técnico médico-veterinário, Leonardo Burlini; a assessora técnica, Alessandra Karina da Silva Fonseca; e o assessor de gabinete, Olirio Saletti Lobo.

A reunião teve como objetivo aproximar o Conselho da Secretaria Estadual da Saúde, a qual a coordenadoria é vinculada, no sentido de estabelecer diálogo entre as instituições de forma que os programas sigam requisitos mínimos para o atendimento dos animais.

“Como principal representante da comunidade médica-veterinária, o CRMV-SP colocou à disposição do Governo do Estado e do Sistema Estadual de Defesa dos Animais Domésticos (Siedad) o suporte técnico de suas 22 comissões técnicas, com especialização em diferentes áreas da Medicina Veterinária, para colaborar no estabelecimento dos critérios a serem adotados para os programas”, afirmou Mossero.

No dia 4 de janeiro, o CRMV-SP já havia encaminhado ofício ao governador João Doria solicitando participação no Siedad para auxiliar tecnicamente na estruturação de requisitos mínimos para implantação especialmente do programa Meu Pet Container, o qual pode representar um desafio para a execução do atendimento clínico veterinário, devido à necessidade de se manter parâmetros tecnicamente aceitáveis do ponto de vista da saúde, segurança e bem-estar dos animais.

Assessoramento técnico

A coordenadora Estadual de Defesa e Saúde Animal, Rebecca Politti, considerou a reunião bastante positiva e reafirmou a importância do alinhamento dos órgãos que tratam dos temas relacionados aos animais domésticos.

“Principalmente devido ao fato do Programa Meu Pet envolver estabelecimentos veterinários, nada mais importante do que essa aproximação com o Conselho para tratar de assuntos técnicos de interesse da sociedade”, enfatizou Rebecca.

Estudos e ponderações

Em razão da Resolução da Secretaria Estadual de Saúde n° 179/2021 possibilitar a utilização de containers como clínicas médico-veterinárias, já há no CRMV-SP estudos em comissões mistas visando à saúde e ao bem-estar animal, a saúde única e a ética.

Está marcada para sexta-feira, inclusive, uma reunião entre as Comissões Técnicas de Políticas Públicas, Representantes Regionais, Fiscalização, Saúde Pública, Entidades Regionais, Bem-estar Animal, Clínicos de Pequenos Animais e Medicina Veterinária Legal, assim como com a presença do presidente da Federação das Entidades Regionais do Estado de São Paulo (Feveresp).

“Adicionalmente, enfatizamos ao Governo do Estado para que haja a priorização de convênios de cooperação com estabelecimentos veterinários locais já existentes, fato este que permitiria a expansão célere do atendimento aos animais com a segurança necessária. Também ponderamos com relação a triagem social para os atendimentos”, ressaltou o presidente do Conselho.

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.
Acesse o Relatório de Gestão de 2023 do CRMV-SP.