CRMV-SP se solidariza com o Instituto de Biociências (IB), da Unesp Rio Claro

Instituto é referência na realização de pesquisas na área de genética e melhoramento de espécies florestais
Texto e arte: Comunicação CRMV-SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) lamenta o incêndio ocorrido na quarta-feira (31/08) no prédio central do Instituto de Biociências (IB) do campus de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

De acordo com a assessoria de comunicação da Universidade, assim que foi identificado o incêndio, funcionários trabalharam rapidamente para evacuar o prédio, sem que houvesse vítimas. As causas estão sendo investigadas e as aulas nas duas unidades universitárias do campus, o Instituto de Biociências e o Instituto de Geociências e Ciências Exatas, foram suspensas por questões de segurança.

O local abrigava salas de aulas, sala de professores, laboratórios e coleções de animais. Os prejuízos materiais estão sendo dimensionados.

O IB é referência na realização de pesquisas na área de genética e melhoramento de espécies florestais. Desenvolve projetos de alto interesse científico, como métodos de indução de mutantes, melhoramento de fibras, óleos essenciais e outros produtos de interesse industrial, e estabelecimento de áreas para produção de sementes.

O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, exalta a importância do Instituto na formação de médicos-veterinários e zootecnistas. “Essa é uma perda inestimável para a educação das nossas profissões, pois trata-se de um espaço que abrigava importantes insumos para a pesquisa, o ensino de graduação, pós-graduação e extensão da universidade”, disse.

O CRMV-SP espera que o IB se recupere o mais rapidamente possível dos prejuízos causados pelo incêndio.

A imagem mostra o corpo de uma pessoa de jaleco branco segurando um tablet. No tablet está a capa do Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório. Na capa do Manual consta o título Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório, assim como o ano de 2024 e a imagem de um homem segurando tubos de ensaio e fazendo pesquisas. Ele está sentado em uma cadeira e os tubos de ensaio estão em cima de uma mesa.
Mulher de óculos, jaleco branco e luvas azuis manipula tubos de ensaio em ambiente de pesquisa/laboratório.
Simba (1)_editado_REDUZIDO
16.02_Elas_fazem_ciência_MATÉRIA