Pecuaristas de todo o Brasil realizam cruzamentos utilizando raças zebuínas, como é o caso do criador Moacyr de Jesus Rauen, da Fazenda Espírito Santo, localizada em Figueira (PR). Ele trabalha há vários anos com o cruzamento de Nelore com outras raças. Há cerca de sete anos, Rauen passou a utilizar nos cruzamentos a raça Santa Gertrudis e vem colhendo excelentes resultados.
Segundo o pecuarista, que está bastante satisfeito, os bezerros se destacam nas fases de desmama e também de recria, tanto nos cruzamentos com Nelore e gado cruzado. “Os resultados são instantâneos e muito gratificantes”, afirma Rauen.
O criador ressalta a produção de bezerros, cujo pai é da raça Santa Gertrudis. “Esses animais vêm se destacando desde o nascimento e na desmama representam a cabeceira”, diz. Ele também ressalta que os bois para abate estão entre os mais pesados e têm ótimo acabamento de carcaça. “O cruzamento está sendo muito bom para a produção de bezerros fortes, gado que garante boas carcaças e fêmeas bastante leiteiras, com maior aptidão maternal”, destaca.
O pecuarista, contente com os resultados no mercado da carne bovina, recomenda o uso de Santa Gertrudis para cruzamento. “Pretendo continuar utilizando essa raça nos cruzamentos, pois ela está se mostrando muito promissora”, conclui.
Fonte: Portal do Agronegócio (acessado em 19/01/10)