Curso de medicina veterinária da Unesp de Araçatuba passa a ser faculdade

Na última reunião de 2010 do Conselho Universitário da Unesp, realizada nesta quinta-feira (9), os conselheiros aprovaram as autonomias administrativa, acadêmica e financeira do curso de medicina veterinária, até então parte da Faculdade de Odontologia, do campus de Araçatuba. O curso, agora convertido em faculdade, foi criado há duas décadas e oferece 45 vagas por ano.

Segundo o diretor da Faculdade, Pedro Felício Estrada Bernabé, a aprovação corrige uma distorção iniciada com a junção de cursos em áreas de atuações distintas. “Ficava difícil para a direção de um curso na área de ciência da saúde arbitrar sobre temas da ciência agrária, na qual se inclui a veterinária”, afirma.

Nos próximos seis meses, a direção temporária da recém-criada Faculdade de Medicina Veterinária será exercida por Bernabé, até que a transição se consolide. A previsão é que a posse do primeiro diretor ocorra em agosto, com a da próxima diretoria da Odontologia.

A separação é um anseio antigo de professores, alunos e funcionários. Entre as várias anomalias, o diploma dos formandos em medicina veterinária era expedido pela Faculdade de Odontologia. Nas congregações, prevaleciam as opiniões da Odontologia, maioria em número de professores e alunos. “Essa medida vai fortalecer os dois cursos”, enfatiza Bernabé. Ele conta que a separação dos cursos foi ocorrendo de forma gradual. Atualmente, cada faculdade já funciona em instalações distintas.

Fonte: Portal da Universidade (acessado em 10/12/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40