Cursos de Medicina Veterinária devem aliar teoria à prática, afirma representante do MEC

Apresentar os mecanismos para a atualização das diretrizes curriculares dos cursos de graduação no Brasil foi o motivo pelo qual o representante do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, participou, em 3/11, do XXI Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária.

Ao tratar especificamente das diretrizes curriculares dos cursos de Medicina Veterinária, Curi ressaltou a necessidade de articulação entre teoria e prática. Segundo ele, para que os processos de atualização sejam bem-sucedidos, é necessário que a carga horária dos cursos ofereça a possibilidade de o aluno praticar seus conhecimentos.

“Atualmente, a prática tem se mostrado mais efetiva do que a teoria na formação de um profissional. Por isso, convidamos os coordenadores de curso a repensar o tempo dedicado às aulas teóricas, favorecendo também aulas práticas durante a graduação”, afirmou o representante do CNE, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

Curi também destacou a formulação de disciplinas e atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades que envolvam questões étnico-raciais, direitos humanos e meio ambiente. Após a palestra, os participantes foram estimulados a discutir a interação entre disciplinas que desenvolvam as competências individuais em consonância com as habilidades e perfis exigidos de um médico veterinário.

Fonte: Portal do CFMV.

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40