Custo do tratamento oncológico em animais é motivo de debate

Há necessidade de valorização profissional e garantias para que se exerça a Medicina Veterinária com excelência
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Adobe Stock

O viés financeiro para o exercício da especialidade de Oncologia na Medicina Veterinária é com frequência motivo de debates, seja porque as medicações e exames para diagnósticos demandam investimentos por parte dos estabelecimentos da área, ou pelo receio dos profissionais em cobrar dos tutores os valores relativos aos exames e tratamentos.

“Já vi tutores que tinham condições financeiras apresentarem resistência em investir no tratamento. Mas também já vi pessoas venderem o carro para tratar seu animal doente. Então, não subestime seu cliente, dê a ele todas as opções de tratamento possível”, ressalta Rodrigo Ubukata, médico-veterinário oncologista e presidente do Grupo de Trabalho em Quimioterapia Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Nesse sentido, a médica-veterinária Juliana Vieira Cirillo, do setor de Oncologia da Provet-SP, do Hemovet e do Hospital Veterinário Animaniac’s e integrante da Associação Brasileira de Oncologia Veterinária (Abrovet), enfatiza a necessidade de valorização profissional e garantias para exercer a Medicina Veterinária com excelência.

“Não pode ser uma opção, por exemplo, fazer a retirada cirúrgica de tumor sem enviar amostra para análise – cujo resultado é determinante para o tratamento após a cirurgia”, explica Juliana.

Cânceres em silvestres

Na área de animais silvestres, o câncer também é uma realidade consideravelmente frequente. Um alerta ainda maior é o fato de a manifestação da doença se parecer muito ao que tem sido observado em seres humanos.

O recorte, aplicado a animais cativos, é tema do pós-doutorado em Oncologia Comparada realizado pela médica-veterinária Stéphanie Vanessa dos Santos no AC Camargo Cancer Center. Especializada na área de Patologia Experimental Oncológica e Patologia Comparada de Animais Selvagens, ela ministrou a palestra “Oncologia Comparada”, que também integrou a programação da 2ª Semana do Médico-Veterinário, realizada pelo CRMV-SP.

Semelhança

O estudo de Stéphanie mostra que, nos 53 anos analisados, foram registradas 513 mortes por câncer, sendo que as neoplasias diagnosticadas se assemelham parcialmente com as que acometem humanos: tumores malignos que afetam órgãos; leucemias; linfomas e sarcomas.

De acordo com a pesquisa, há casos em rãs, jararacas, micos, onça, tamanduá e tigres.

Segundo a médica-veterinária, sabe-se que muitas das neoplasias resultam de mutação de origem genética hereditária ou adquirida por fatores externos. “Os animais silvestres, de cativeiro e de vida livre, estão sujeitos a desenvolverem a doença também por exposição a agentes químicos, metais pesados que contaminam o meio ambiente e a poluição.”

Relacionadas

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira
01.04.2024_CANAL_Whatsapp_post_1__MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40