Levando em consideração as necessidades únicas de cada indivíduo, sob seu aspecto físico, comportamental e seu relacionamento com outros seres e o ambiente em que vive, e buscando, sobretudo, seu bem-estar e tratamento holístico, a Homeopatia tem se destacado também na Medicina Veterinária.
Na data em que celebramos o Dia Nacional da Homeopatia e a implantação desta ciência há quase 180 anos no Brasil, é importante lembrar o quanto a especialidade também tem contribuído para a saúde e o bem-estar dos animais. Tanto com sua prática na clínica de pequenos animais quanto em processos de produção, impactando positivamente na qualidade dos alimentos e, consequentemente, na saúde humana e no meio ambiente.
Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) como especialidade desde 2014, a Homeopatia Veterinária conta atualmente com apenas 12 profissionais com título de especialista no Brasil, sendo três no Estado de São Paulo.
Em São Paulo, estima-se que apenas 300 profissionais estejam aptos a atuar com a especialidade, em um universo de mais de 34 mil médicos-veterinários registrados no Estado. A Comissão Técnica de Homeopatia Veterinária (CTHV),do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) é uma conquista para os profissionais que se dedicam a essa especialidade.
Visão holística
Assim como nos tratamentos humanos, a Homeopatia Veterinária também leva em consideração as características individuais de vida, alimentação e ambiente para que o equilíbrio do organismo do animal seja uma estratégia de cura ou de ampliação do bem-estar.
Para o médico-veterinário Prof. Dr. Fábio Manhoso, presidente da CTHV, do CRMV-SP, a especialidade já deixou para trás o estigma de terapêutica alternativa. “O único paradigma é a falta de informação. O médico-veterinário, muitas vezes, enxerga o paciente e apenas pelos sinais clínicos. Nós, médicos-veterinários homeopatas, temos que enxergar o paciente de uma forma geral, de maneira holística. É isso que pregamos com essa especialidade”, afirma.
Novos horizontes
Há 25 anos atuando com Homeopatia Veterinária, Manhoso aponta que os tratamentos vão além dos consultórios veterinários urbanos. “Problemas dermatológicos, oncológicos e cardiológicos de cães e gatos não são os únicos focos do médico-veterinário homeopata. A especialidade vem sendo adotada em zoológicos e indo ao campo, no trabalho com rebanhos.”
No campo, a especialidade está integrada a processos de qualidade de produção, sendo destaque na Bovinocultura, Suinocultura, Piscicultura e até na Apicultura. Essas práticas trazem benefício direto à saúde humana. “A Homeopatia, usada em animais de produção, representa grande ganho à humanidade, que consumirá alimentos e produtos de origem animal com menor índice de resíduos químicos”, enfatiza Manhoso.
Sanidade e impactos ambientais
O médico-veterinário homeopata pode ser reconhecido também como um agente de saúde pública. Estratégias sustentáveis de controle de ectoparasitas (que se instalam fora do corpo do animal) e de endoparasitas (que ficam no interior do hospedeiro) estão sendo desenvolvidas a partir de produtos homeopáticos, reduzindo resíduos e impacto ambiental.
“Por isso, classifico a Homeopatia como uma terapêutica que visa a Saúde Única, conceito da Organização Mundial da Saúde, capaz de atingir a saúde animal, ambiental e da humanidade”, completa Manhoso.