Dedicação à profissão é ponto em comum entre premiados do CRMV-SP

Solenidade de entrega dos prêmios acontecerá em setembro, durante a programação da 2ª Semana do Médico-veterinário
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Comunicação CRMV-SP

Este ano, na 2ª Semana do Médico-veterinário, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) irá premiar profissionais que, embora tenham trilhado estradas diferentes a partir da graduação em Medicina Veterinária, conquistaram sucesso em suas carreiras.

Em reconhecimento ao importante trabalho, que realizaram e realizam em suas áreas de atuação, serão laureados, em 2018, os médicos-veterinários Enrico Lippi Ortolani; Celso Alberto Gonçalves; José Maurício Barbanti Duarte e Pietro Sampaio Baruselli.

O Prof. Dr. Enrico Lippi Ortolani, graduado pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Patologia Clínica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutorado em Parasitologia e Livre-docência, também pela USP, e pós-doutorado pelo Moredun Research Institute em Edimburgo, na Escócia, receberá o Prêmio Walter Maurício Corrêa (Ensino da Medicina Veterinária).

Professor titular do Departamento de Clínica Médica da FMVZ-USP e em 30 anos de atuação como professor, Ortolani fez inúmeras contribuições ao ensino, ajudando, inclusive, na formulação de perguntas para o Exame de Certificação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), onde integrou a Comissão Nacional de Educação (2007-2009).

A pesquisa como missão em prol da saúde

Já o Prêmio Moacyr Rossi Nilsson (Pesquisa) será entregue ao Prof. Dr. Pietro Sampaio Baruselli, que dedica a carreira de 33 anos à pesquisa na área de Reprodução Animal, campo pelo qual passou a se interessar logo no ingresso na faculdade.

Baruselli é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especializado em Reprodução Animal pela Universidade de Turim, na Itália, com mestrado e doutorado na mesma área pela USP, onde também se tornou livre-docente. Sua atuação foi focada na eficiência reprodutiva e aplicação de biotecnologia em trabalhos de inseminação artificial e transferência de embriões.

No combate à Febre Aftosa

O Prêmio Ernani Ibirá Gonçalves de Defesa Sanitária Animal será entregue ao médico-veterinário Celso Alberto Gonçalves por sua participação veemente no controle da febre aftosa e da raiva em herbívoros. Graduou-se pela USP, em 1975.

Ingressou na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em 1976, para atuar no Programa Estadual de Combate à Febre Aftosa. Foi diretor do Centro de Defesa Sanitária Animal e do Grupo de Defesa Sanitária Animal. Em 2006, atuou junto à Estação Quarentenária de Cananéia, na lida com animais importados, durante oito anos.

Cativado pelo desafio

Formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Jaboticabal, com especialização em Primatologia pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado em Genética e Melhoramento Animal e doutorado em Genética, ambos também pela Unesp, o Prof. Dr. José Maurício Barbanti Duarte receberá o Prêmio Faiçal Simon (Medicina de Animais Selvagens).

Atualmente, Barbanti, que foi presidente e diretor científico da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens, é líder do Grupo de Pesquisa em Biologia e Conservação de Cervídeos Brasileiros do CNPq, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Conservação de Cervídeos (NUPECCE) da Unesp, campus Jaboticabal, e coordenador do Programa de Conservação em Cativeiro do Cervo-do-pantanal.

Serviço – Os prêmios 2018 do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) serão entregues em solenidade, no dia 14 de setembro, durante a programação da 2ª Semana do Médico-veterinário.

Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul
06.05_Premios_CFMV_MATERIA
Em um cenário de enchente na cidade de Santa Maria, um cachorro pastor alemão é resgatado por dois homens
Equipe formada por profissionais de diversos setores, entre mulheres e homens posam em três fileiras em frente a um carro do Corpo de Bombeiros