Demanda chinesa por partes de tigre incentiva caça ilegal

Conservacionistas vão tentar reduzir a demanda por partes de tigre na China, em uma campanha para salvar os grandes felinos, alertaram especialistas em uma conferência de combate à caça ilegal em Katmandu.

Milhares de tigres habitavam as florestas no Sul e Sudeste da Ásia, mas o número de animais caiu para cerca de 3.000 mundialmente. Especialistas dizem que a caça ilegal é motivada por um próspero mercado na China, onde partes do animal são usadas como símbolo de status e na medicina tradicional.

“Existe uma cultura entre as pessoas mais ricas da China sobre possuir partes de tigre”, disse o líder do WWF Tiger Alive Initiative, Michael Baltzer, referindo-se às pessoas que adornam cabeças de tigres e decoram salas de estar com tapetes feitos com suas peles.

“A criação de tigres na China encoraja a caça por estimular a demanda por partes de tigre”, disse o chefe da Tiger Campaign,Debbie Banks, da Agência de Investigação Ambiental, com sede na Grã-Bretanha.

Cem tigres por ano foram mortos para venda ilegal desde a virada do século, disse o diretor do setor asiático da TRAFFIC, James Compton, uma rede de monitoramento de troca e venda de vida selvagem. Os números são baseados em partes de tigres apreendidas e reportadas por autoridades. “Tigres vão ser caçados enquanto houver demanda”, afirma Anil Manandhar, do grupo de conservação WWF Nepal.

“Nossa meta não deve ser somente zero para a caça ilegal, mas também zero para a demanda de partes de vida selvagem”, disse Manandhar durante a conferência. O Nepal está sediando a conferência contra a caça ilegal de animais com participação de representantes de 13 países e grupos de conservação para criar uma estratégia com o objetivo de combater essas ações na Ásia.

Fonte: Ambiente Brasil.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40