Demanda por produtos industrializados cresce no Brasil

Um estudo elaborado pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura mostra que o aumento de 8,6% na renda dos brasileiros nos últimos cinco anos impulsionou o consumo de alimentos com maior valor agregado, como carnes e derivados do leite, além de bebidas, como cerveja e vinho.

O coordenador de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques, acredita que a tendência é de que o aumento do consumo continue na próxima década. Segundo as estatísticas do Ipeadata, a renda per capita dos brasileiros cresceu a uma taxa anual de 1,72% nos últimos cinco anos, passando de US$ 10,69 mil, em 2008, para US$ 11,61 mil, em 2012.

José Gasques observa que produtos básicos da mesa do brasileiro, como arroz e feijão, devem ter o crescimento do consumo associado ao aumento vegetativo da população. “Essa demanda tem crescido por volta de 1% ao ano, pouco abaixo do crescimento populacional do País. No entanto, outros produtos com maior valor agregado serão ainda mais buscados no mercado, devido ao maior poder aquisitivo dos brasileiros”, explica.

O produto que teve maior aumento de consumo pela população brasileira foi o queijo mussarela, com crescimento de 3,77% ao ano. Outros produtos industrializados que ganharam mercado foram: carne de frango (1,87% ao ano); carne bovina (2,77% ao ano), leite de vaca (2,29% ao ano), iogurte (2,97% ao ano) e azeite (3,06% ao ano). Entre as bebidas se destacam a cerveja (3,85% ao ano), vinho (3,2% ao ano) e cachaça (2,11% ao ano).

Fonte: Avicultura Industrial .

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40