Desde julho, Brasil confirma 3 casos de febre amarela e mantém 38 sob investigação

Um dos pacientes do município de Itatiba, em São Paulo, não resistiu e morreu. Mais de 200 suspeitas da doença foram descartadas pelo governo

Desde o dia 1º de julho até esta segunda-feira (4), o Ministério da Saúde recebeu 248 notificações de possíveis casos de febre amarela. Apenas três casos foram confirmados e outros 207 foram descartados. Outros 38 seguem sob investigação.

Dois dos casos confirmados ocorreram na cidade de Itatiba, em São Paulo, e um em Guapimirim, no Rio de Janeiro. Um dos paciente paulistas, um idoso de 76 anos, não resistiu e morreu devido à doença.

De acordo com o ministério, a febre amarela é uma doença sazonal e com maior ocorrência nos meses mais quentes do ano. Desde o início do novo surto da doença, 43,5 milhões de doses da vacina foram enviadas como reforço aos estados.

O Brasil passou a adotar a recomenação da Organização Mundial da Saúde: é necessário tomar uma dose única da vacina contra a doença durante toda a vida. A imunização contra a febre amarela está disponível em 20 estados e no Espírito Santo – área que geralmente não há recomendação.

Casos desde 2016

De dezembro do ano passado até junho, a febre amarela atingiu 777 brasileiros e matou 261. A grande maioria das notificações (764) foram na região sudeste.

Fonte: Portal G1.

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
jovens mulheres de jaleco branco máscara trabalhando em um laboratório.
mulher jovem de cabelo preto chanel, uusando blusa branca e calça jeans azul, segura alça da mochila e livro com a outra mão, enquanto sorri para foto.
imagem de rebanho bovino com vaca branca e preta à frente.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40