Dia da Medicina Veterinária Militar: carreira tem amplo campo de atuação

Profissionais que escolhem as Forças Armadas devem estar atentos ao conceito de Saúde Única; na PM de São Paulo, as oportunidades estão na área clínica
Texto: Comunicação CRMV-SP
Fotos: Arquivo pessoal Capitão médico-veterinário Maurício, da Polícia Militar

Os médicos-veterinários militares são reconhecidos por duas nobres missões: o ofício em prol da promoção da saúde e a importante tarefa de contribuir com a segurança da sociedade. Para os profissionais que escolhem somar a farda ao jaleco, as oportunidades são diversificadas e, os desafios, ligados à necessidade de uma visão integrada da saúde.

No Exército Brasileiro, além do manejo, reprodução, atendimento clínico-cirúrgico e adestramento de animais, o médico-veterinário pode trabalhar em inspeção de alimentos; controle de zoonoses, vetores e pragas e gestão ambiental. E não só nas unidades de base, como em ações de apoio durante grandes eventos no País e em missões de paz no exterior.

Já na Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo, os profissionais atuam, exclusivamente, nas áreas clínica e cirúrgica de equinos e caninos.

Cuidando de heróis

O plano de carreira dentro da Polícia Militar foi um dos principais atrativos para que o capitão médico-veterinário Maurício Luis Marquezi decidisse prestar o concurso para ingressar na corporação. Hoje, ele fala de uma recompensa maior: a gratidão em cuidar de cães que desempenham importantes papéis em operações da PM.

O Capitão iniciou a carreira militar em 2002. Depois de receber o treinamento voltado à formação militar e passar pelo estágio de nove meses atuando em unidades da PM de diferentes cidades, foi encaminhado ao Canil Central do 3º Batalhão de Polícia de Choque, na capital paulista, onde estão 41 dos 332 cães que a PM possui atualmente.

Experiência enriquecedora

Filho de agrônomos e habituado a frequentar fazendas, o capitão médico-veterinário Otavio Augusto Brioschi Soares, coordenador dos treinadores da Seção de Cães de Guerra/Centro de Reprodução de Caninos do 2º Batalhão de Polícia do Exército Brasileiro, em Osasco (SP), começou seu mestrado em fisiologia animal com foco em equinos e interrompeu a pesquisa para iniciar a carreira militar, em 2007.

Coincidência ou não, ao ser aprovado em concurso e passar pelo treinamento de formação militar e aperfeiçoamento profissional, foi destinado a atuar principalmente como clínico dos cavalos, embora também tratasse de cães, na Academia Militar das Agulhas Negras (em Resende – RJ). “A experiência foi enriquecedora e também me motivou a concluir o mestrado.”

Treinamento canino

No entanto, o treinamento de cães do Exército chamou mais atenção do capitão Augusto, que redirecionou sua carreira. Cursou especialização em Etologia Clínica Veterinária e, após sete anos de atuação na Academia Militar das Agulhas Negras, solicitou transferência para a Seção de Cães de Guerra/Centro de Reprodução de Caninos, que pertence ao 2º Batalhão de Polícia do Exército, em Osasco (SP)

Considerada uma referência em treinamento de cães de guarda, proteção e faro, atualmente a seção possui 40 cães, dos quais 30 estão em atividade.“Acho fascinante trabalhar com comportamento e treinamento dos cães e, por isso, mesmo sendo coordenador, sempre que  encontro uma oportunidade, também aplico treinamentos”, enfatiza o capitão.

22.03.2024_Arte_para_divulgacao_do_calendario_de_palestras_orientativas_abril_TWITTER
23.02.2024_Arte_para_divulgacao_do_calendario_de_palestras_orientativas_fevereiro_TWITTER
MATÉRIA_04.01
A imagem mostra um martelo da Justiça em destaque e ao fundo livros abertos